conecte-se conosco

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

Paranaguá: de Vila à Cidade – Parte I

Publicado

em

Paranaguá foi elevada à cidade em 5 de fevereiro de 1842.

A área territorial do hoje, município de Paranaguá, fazia parte integrante da porção meridional do continente. Os limites entre os reinos de Castela (Espanha) e Portugal, pioneiros na expansão marítimo-comercial no século XV e XVI, estavam idealmente estabelecidos pelo Tratado de Tordesilhas, firmado entre as duas coroas, a 7 de junho de 1494 pela posse dos novos territórios.

Os dois reinos assinaram vários tratados, o primeiro deles, foi o Tratado de Alcáçovas (1479), que traçava um paralelo a partir das Ilhas Canárias. Assim, as regiões descobertas ao norte seriam de Castela e as do sul, de Portugal.

Interessante notar que o Tratado de Tordesilhas é anterior ao descobrimento do Brasil, a perspectiva anterior mudou com a chegada de Cristóvão Colombo à América em 1492. Por isso foram assinados a Bula “Inter Coetera”, em 1493, e o Tratado de Tordesilhas, em 1494, que substituíam o paralelo por um meridiano e expandiu as terras estabelecidas.

Dom João III, o Colonizador, 15º rei de Portugal (1521-1557), em 1º de setembro de 1534, criou a capitania de Sant’Ana, de 40 léguas, que principiava a 12 léguas ao sul de São Vicente, abrangendo todo o litoral de Paranaguá, em direção ao sul. Assinou a carta de doação, naquele dia, para Pero Lopes de Sousa (1510-1539).

O povoamento do litoral de Paraná começou, por volta de 1550, na ilha da Cotinga. Partindo de Cananéia, uma das mais antigas povoações do litoral brasileiro, os novos habitantes se dirigiram ao sul, em canoas e pirogas penetrando pela nossa baía. 

Admirados de ver em derredor muitas habitações de índios Carijós e receosos, talvez, de que lhe fizessem alguma traição, foram em direção à ilha da Cotinga, para o lado do furado que a divide da ilha Rasa, onde principiaram as suas habitações, onde fincaram a primeira povoação. 

Essa história não terminou aqui, no próximo final de semana continuaremos tão importante assunto nesta Coluna.

Almir Silvério da Silva

Diretor do MIS – IHGP

FREITAS, Waldomiro Ferreira de História de Paranaguá: das origens à atualidade. Paranaguá, IHGP, 1999

TRAMUJAS, Alceo, História de Paranaguá: dos Pioneiros da Cotinga à Porta do Mercosul ao Brasil Meridional/Alceo Tramujas; organizado por Raul Guilherme Urban, 1996

VIEIRA DOS SANTOS, Antônio – Memória histórica da cidade de Paranaguá e seu Município. 1850, Ed. Prefeitura Municipal de Paranaguá

Leia também: Carnaval de Rua em Paranaguá

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress