Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

O presidente perpétuo

Como já comentado em outros artigos sobre os Presidentes do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá – IHGP, um deles ficou conhecido como...

Como já comentado em outros artigos sobre os Presidentes do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá – IHGP, um deles ficou conhecido como Presidente Perpétuo, pois dedicou grande parte de sua vida ao Instituto.

Trata-se de Joaquim Tramujas.  Nasceu em Paranaguá no dia 19 de maio de 1914. Fará em breve 103 anos de nascimento. No dia 7 de abril fez 30 anos de seu falecimento. Seu pai chamava-se José Tramujas e a mãe Albina Martins Tramujas. Casou com Vera de Souza e Silva, de cujo matrimônio nasceram dois filhos: Joaquim Tramujas Filho e Olga Maria Tramujas Bassaneze.

Estudou em Paranaguá na Escola Faria Sobrinho e depois no Instituto de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha.

Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná. Uma vez diplomado retornou a Paranaguá, onde além de exercer sua profissão de médico na Santa Casa de Misericórdia, não deixou de lecionar.

Exerceu o cargo de Vereador na Câmara de Paranaguá, sendo também seu Presidente em 1951 e 1952.  Foi Prefeito de Paranaguá nas eleições de 1959, exercendo essa função de 1960 a 1964.

Apoiou as manifestações artísticas e literárias, sendo um dos fundadores do Centro de Letras de Paranaguá e participante ativo dos Clubes esportivos, inclusive foi Presidente do Clube Seleto. Escreveu para o jornal “Diário do Comércio”, para a revista “O Itiberê” e para as publicações do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá.

Em 1985 publicou o livro “Vivências” (1985), reunindo muitos dos seus discursos e crônicas. Como bem disse o professor Waldomiro Ferreira de Freitas em relação a esse livro: “Não dá para interromper sua leitura”. Foi um excelente orador e os seus discursos ainda dispersos poderiam compor mais uma coletânea.

Recebeu em homenagem ao seu árduo trabalho frente ao IHGP o nome da Praça Cívica, inaugurada no aniversário de 68 anos do IHGP, em 1999, situada no terreno do próprio Instituto. Sede que hoje temos devido ao incansável trabalho do Dr. Joaquim Tramujas de divulgação da importância do IHGP junto ao Governo do Estado, que concordou com a doação do prédio, o qual foi inaugurado em 1963 como a sua sede.

 

Guadalupe Vivekananda Fabry

Presidente – IHGP

O presidente perpétuo

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


O presidente perpétuo

IHGP

O Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP), divulga a cultura, história e geografia de Paranaguá e do Litoral do Estado do Paraná, sendo uma fonte de pesquisa para as diversas necessidades.