Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

Memórias de Paranaguá – O Acervo Singular do IHGP

O Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP) foi fundado em 26 de setembro de 1931, por personalidades como Zenon Pereira Leite, Antero Régis e Vicente Nascimento Junior. Graças aos ...

j0zkf9hy

O Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP) foi fundado em 26 de setembro de 1931, por personalidades como Zenon Pereira Leite, Antero Régis e Vicente Nascimento Junior.

Graças aos esforços do então prefeito Joaquim Tramujas, presidente perpétuo do instituto viabilizando a doação do imóvel que hoje abriga a instituição, o IHGP é uma instituição cultural no Paraná que possui sede própria, e, mesmo enfrentando desafios, mantém suas atividades ininterruptas há quase um século.

Ao longo de sua trajetória, o IHGP construiu um acervo inestimável, incluindo uma biblioteca com mais de dois mil exemplares, consolidando-se como um centro de preservação da cultura, história e geografia de Paranaguá e do Paraná.

Seu acervo inclui preciosidades como o livro original de Antônio Vieira dos Santos, “Memória Histórica da Cidade de Paranaguá e seu Município”, escrito em 1850, também guarda o livro de registro de assinaturas do Clube Litterário, que contém assinaturas históricas de Dom Pedro II e da Princesa Isabel, feitas em 1880 e 1884, respectivamente.

Além de sua biblioteca, o IHGP abriga o Museu Anibal Ribeiro Filho, um verdadeiro “gabinete de curiosidades”, cuja coleção inclui peças de grande valor histórico, como os marcos de pedra originais da cidade, peças sacras oriundas de igrejas antigas e outras instituições e o canhão de um navio corsário que afundou na Ilha da Cotinga, entre várias outras importantes relíquias. Além disso, sua pinacoteca conta com obras de renomados pintores, tais como, Alfredo Andersen e Rafael Silva, e uma obra de Cincinato Mavignier, que retrata D. Pedro II, admirado pelo próprio em 1880, enriquecendo ainda mais o patrimônio cultural do instituto.

Em suas instalações, destaca-se ainda, a Praça Cívica Joaquim Tramujas na qual se encontra uma árvore de pau-brasil plantada em comemoração aos 500 anos do Brasil; um panteão com os restos mortais de Júlia da Costa e Leôncio Correia e o pelourinho, um dos monumentos históricos mais antigos de Paranaguá que sinalizou a sua administração por Portugal. A praça também é palco de visitas e sessões cívicas realizadas pelo Instituto, escolas locais e estaduais

Ao comemorar seus 93 anos, o IHGP reafirma sua importância para Paranaguá e para o Paraná, na sua imorredoura missão de preservar a história e a cultura locais, servir à comunidade e perpetuar o conhecimento para as futuras gerações.

Almir Silvério da Silva – Cidadão Parnanguara

Memórias de Paranaguá – O Acervo Singular do IHGP

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Memórias de Paranaguá – O Acervo Singular do IHGP

IHGP

O Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP), divulga a cultura, história e geografia de Paranaguá e do Litoral do Estado do Paraná, sendo uma fonte de pesquisa para as diversas necessidades.