conecte-se conosco

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

LENDAS E ESTÓRIAS DA ILHA DO MEL

Publicado

em

A Gruta das Encantadas é uma cavidade natural localizada ao sul da Ilha do Mel. É envolta em muitos mistérios e lendas, rodeados de sereias e muita paixão. Diz a lenda que lindas mulheres apareciam em noite de luar e, com sua beleza e seus cantos sedutores, encantavam os visitantes, os quais se aproximavam da gruta e desapareciam misteriosamente para sempre. 

Minha avó paterna contava para nós que ela tinha uma prima em segundo grau, que morava num sítio distante de Paranaguá, esta viu de longe um rapaz que chegou para conhecer a ilha onde ela morava com sua família. Eles se conheceram e logo nasceu um amor muito forte entre eles, mas existia uma sina, pois ela estava destinada a ir embora para outro lugar e nunca mais ninguém a veria. E assim aconteceu. Eles partiram para outras terras. Era noite de luar e as sombras das mulheres lindas com seus cantos sedutores os levaram a passar pela Gruta das Encantadas. Depois desapareceram para nunca mais serem vistos. A canoa que eles estavam usando ali ficara, estava intacta, sendo encontrada pelos familiares e amigos do casal. E em noites de luar, todos ouviam a voz suave da moça em sua lamentação chamando pelo seu amado. E um vento forte vinha pelo mar como se fossem braços suplicando socorro. Minha avó dizia que era muito triste ouvir essa história da prima distante devido à forma de lamentação.

Outras lendas podem ser encontradas no site “Qualquer Latitude/lendas da Ilha do Mel”, onde encontrei uma lenda que ainda não conhecia, apesar de ser moradora de Paranaguá por tantos anos. Trata-se de uma estória da época da Inquisição e inicia na Europa. Conta que um Cigano teve seu acampamento incendiado por inquisidores, o que o fez fugir em um navio inglês, que, na verdade, era um navio pirata disfarçado. Encontrado, o Cigano foi transformado em escravo, o que o fez amaldiçoar o navio. Assim, diariamente morria um pirata, sobrevivendo apenas os que se tornaram seus amigos. Saíram da rota e aportaram na Ilha do Mel, nunca mais retornando à Europa, visto que a Ilha do Mel lhes pareceu belíssima. No entanto, os anos passaram e os companheiros do Cigano foram morrendo e, assim, criou ele um cemitério e manteve o lugar em segredo. Com uma magia cigana o cemitério só aparecia em noites de lua cheia. Se é verdade ou não, ninguém sabe, mas é justamente essa incerteza que enche ainda mais a Ilha do Mel de encantos. 

Sonia Machado

Historiadora

Diretora Secretária do IHGP

Referências:

Professor Leônidas Boutin. Breve História de Paranaguá: Seu Desenvolvimento Socioeconômico e Cultural.

Professor Waldomiro Ferreira de Freitas. Aspecto Histórico e Turístico de Paranaguá. 1993

Segredos da Ilha do Mel https://qualquerlatitude.com.br/lendas-da-ilha-do-mel/

Leia também: FORTALEZA NOSSA SENHORA DOS PRAZERES

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress