Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

Estudo de Genealogia no IHGP: acolhida de memórias e inspirações

Atrás de um livro não escrito nas tantas letras capitais de imigrantes que aportaram na Paranaguá das décadas finais do século XIX, quando o recomeçar a vida era sim Fazer ...

Sucessão no IHGP

Sucessão no IHGP

Atrás de um livro não escrito nas tantas letras capitais de imigrantes que aportaram na Paranaguá das décadas finais do século XIX, quando o recomeçar a vida era sim Fazer Tudo Novo, fazer a América, lugar de protagonismos e sonhos da maioria dos emigrantes italianos expulsos pela fome e a pelagra da terra natal. Assim cheguei ao Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá – IHGP, com o objetivo de conhecer mais dos antenatos, principalmente das famílias Arboit e Collina, que adquiriram terras de cultivo em Morretes e Serra da Prata durante o período colonial.

A gente está ligado ao outro por toda uma rede de vínculos, pois nunca se está sozinho por mais que se pense estar, juntos aprendemos a tecer uma rede de referências extremamente complexas e frequentemente mais ou menos conscientes.

Iniciei o estudo de genealogia em 2009 e novas necessidades se apresentaram. O IHGP ajudou a estreitar laços e a expandir saberes.

Recentemente volto ao IHGP, em data festiva, pois remontamos ao 26 de setembro de 1931, em que se lavra em Ata o surgir dessa Instituição, quando a partir daí a história sobrevive teimosamente na cidade-mãe do Paraná, apesar dos ruídos intermitentes que pulsam abandonos, de traços que se apagam, incluem descasos estilhaçados ou carcomidos, traças a manchar, engordurar, esfarelar páginas, querelas de antanhos ou presentes em lugares-comuns.

Entretanto um silêncio nunca se parece com outro silêncio, tenso ou agudo, melancólico ou produtivo, assim como os ruídos, as tessituras ou gostosuras.

E o IHGP teima sim em saber fazer renascer a poética da vida, a amorosidade da história, o questionamento que projeta, o espírito que desembaraça e luta por reconstituir páginas, cantos, ciências, culturas e os muitos abraços que ressignificam rotinas, ciclos e caminhares.

Nessa data que por ali estive como mais uma das tantas pessoas emocionadas a parabenizar os 92 anos do IHGP e a também saborear o bolo de ameixa, em uma deliciosa receita da Família Quadros. 

O IHGP além de ajudar na reconstituição das gerações na tessitura de sua origem e sua evolução, coopera no altruísmo de saber instruir com as experiências e a corrigir com o tempo, a bela função de seus guardiões, saber acolher a todos. Sempre Gratidão!

Maria do Rocio Rodi

Pesquisadora

Sócia do IHGP

Você também poderá gostar

Estudo de Genealogia no IHGP: acolhida de memórias e inspirações

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Estudo de Genealogia no IHGP: acolhida de memórias e inspiraçõesAvatar de IHGP

IHGP

O Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP), divulga a cultura, história e geografia de Paranaguá e do Litoral do Estado do Paraná, sendo uma fonte de pesquisa para as diversas necessidades.