conecte-se conosco

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

A Praça dos Povos Árabes em Paranaguá

Publicado

em

Sucessão no IHGP

Em 19 de março de 2012 foi inaugurada em Paranaguá a Praça dos Povos Árabes, homenageando os imigrantes libaneses e seus descendentes. À época, o espaço em frente à Rodoviária Municipal foi reurbanizado, ganhando dois pórticos decorados ao estilo árabe, bancos e paisagismo. 

A homenagem levou em conta a importância social, cultural e econômica do povo libanês e sua valiosa contribuição no desenvolvimento da cidade de Paranaguá.

No início do século passado a Rua da Praia era ocupada, quase que na sua totalidade, pelos árabes e a Rua Quinze de Novembro, até hoje, uma das principais ruas do comércio de Paranaguá, por mais da metade.

De acordo com dados da Sociedade Beneficente Muçulmana de Paranaguá, existem mais de quatro mil descendentes de libaneses e etnias árabes no município, sendo que os primeiros imigrantes chegaram à cidade no ano de 1887. 

O comércio foi a principal atividade desempenhada por eles, um indutor no crescimento da cidade, além de contar com profissionais médicos, engenheiros, advogados, jornalistas, dentistas, profissionais da rede hoteleira, entre outras profissões. 

A promessa de construção de um espaço que homenageasse a importância da colonização libanesa em Paranaguá era antiga e surgiu, então, a ideia de construí-lo em frente à Rodoviária, por onde circulam centenas de pessoas todos os dias e é uma das portas de entrada e saída de turistas, moradores de Paranaguá e das cidades vizinhas.

Na ocasião, o líder religioso da comunidade muçulmana, Maher Bader, deu uma benção. Ele não falava português, mas contou com a ajuda do intérprete Adib Mohamed Bahay. O sheik citou um trecho do Alcorão e também comentou sobre a boa prática de se manter limpas as casas e os espaços públicos. 

No mês de novembro próximo, a Sociedade Beneficente Árabe Muçulmana de Paranaguá completará 54 anos de fundação, seu atual presidente é o sr. Gassan Sabra Bhay e o Vice-Presidente é o sr. Abdo El Basset Abou Mourad.

No pequeno Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá – IHGP podem ser observadas roupas e objetos doados pela comunidade árabe, uma forma didática de mostrar aos pesquisadores, estudantes e visitantes a presença árabe em Paranaguá.

Almir Silvério da Silva

Diretor do MIS – IHGP

Referências:

Reportagem Folha do Litoral – Blog Luciane Chiarelli

Sociedade Beneficente Árabe Muçulmana de Paranaguá

https://folhadolitoral.com.br/sociedade-beneficente-rabe-muculmana-de-paranagua-completa-50-anos-de-fundacao Acessado em 16/03/2022 por AlmirSS – IHGP

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá.

Pesquisa e atualização do texto: Almir Silvério da Silva – IHGP