conecte-se conosco

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

92 Anos do IHGP: uma caminhada!

Publicado

em

No dia 26 de setembro de 1931 surgia o Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá – IHGP, devido ao esforço de pessoas sensíveis, que realmente amaram Paranaguá e todo o litoral paranaense, ávidos por preservar sua rica história. Com toda a certeza, não foi um trabalho fácil à época, como não o é até os dias atuais.

Durante esses 92 anos houve o trabalho ininterrupto e incansável de várias Diretorias. Atualmente a Presidente do IHGP é a professora Simone Mello, a qual conduz com dinamismo as inúmeras tarefas que fazem parte do cotidiano da gestão de uma instituição, com auxílio da Diretoria e de alguns Sócios comprometidos com a causa.

Ao conhecer melhor os objetivos do IHGP não há como não se sensibilizar e o prazer caminha junto com as dificuldades, as quais são superadas quando observamos o quanto o IHGP já colaborou e colabora ainda com a ciência e com a preservação da memória do litoral paranaense. Não é raro um adulto visitar o IHGP e recordar que visitou o seu pequeno museu durante sua infância e, por isso, retornou, querendo mostrar o mesmo aos filhos.

De início a dificuldade foi maior, pois nem Sede própria o IHGP tinha, então, as reuniões eram realizadas na residência do Dr. Joaquim Tramujas, conhecido como Presidente Perpétuo, pois ficou nessa posição por mais de trinta anos, com amor e honra. Ele mesmo conseguiu a Sede própria para a instituição, pois teve um olhar à frente, sabendo que com sede própria o IHGP não estaria sujeito a interrupções de atividades, dando-lhe, assim, total independência.

Ao lembrar do Dr. Joaquim Tramujas, impossível não lembrar de seus fundadores, como Manoel Viana, Vicente Nascimento Junior, Hugo Pereira Corrêa, Zenon Pereira Leite Ari Santos, Luiz Torres, João Salvador dos Santos, Genaro Regis, Severo Canziani e Dario Nogueira dos Santos.

Outras pessoas foram igualmente imprescindíveis para que o IHGP se tornasse o que é hoje, tais como Nelson de Freitas Barbosa e Alceu Maron. Poderíamos continuar citando nomes, porém, correríamos o risco de não comentar algum. A todos a nossa gratidão, inclusive aos que não estiveram na Diretoria, e que, no entanto, trabalharam e trabalham arduamente nos bastidores.

Nos seus 92 Anos, muito teríamos a comentar sobre o IHGP, sobre seu acervo riquíssimo em livros, telas e peças doadas por moradores, acervo este visitado por centenas de pessoas e que faz parte do roteiro turístico da cidade.

Apesar de sua idade, o IHGP ainda é uma instituição jovem e o será para sempre, pois a história não para e as novas pesquisas chegam a cada dia. 

Desejamos vida longa ao IHGP e que continue com o seu espírito de união, respeito às diversidades presentes no nosso litoral e atuante na irradiação de conhecimentos.

Feliz Aniversário ao nosso querido IHGP!

Guadalupe Vivekananda Fabry

Diretora de Geografia – IHGP

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress