O presente texto tem como ponto de partida a seguinte indagação: O que significa o Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá? Ao tentar responder, percebi que o Instituto significa tantas coisas, a começar pelo prédio que abriga a sua sede. Esse prédio, localizado no Centro Histórico de Paranaguá, trata-se de uma construção imponente datada de 1896. O IHGP passou a funcionar neste prédio em 1960 e, desde então, conta com um vasto acervo de obras e peças raras em seu acervo.
Dessa forma, o IHGP é uma instituição que desempenha a função de preservar documentos e monumentos. Assim como reflete e nos ensina, Jacques Le Goff, em seu texto “Documento/Monumento”, o que sobrevive não é o conjunto daquilo que existiu no passado, mas uma escolha efetuada quer pelas forças que operam no desenvolvimento temporal do mundo e da humanidade, quer pelos que se dedicam à ciência do passado e do tempo que passa, os historiadores. Estes materiais da memória podem apresentar-se sob duas formas principais: os monumentos, herança do passado, e os documentos, escolha do historiador. Destacam-se do acervo da biblioteca Hugo Correia, os documentos manuscritos, tais como os originais de Antônio Vieira dos Santos, os periódicos Commercio do Paraná, O Itiberê; fotografias, poesias, relatórios, entre outros. Cada documento tem a sua própria história, a começar pelos doadores e fundadores da instituição que escolheram o IHGP como responsável por abrigar, preservar e compartilhar esses documentos. No Instituto também é possível conhecer a história de Paranaguá através de seus monumentos tais como, o pelourinho original, o panteão dos heróis, o busto de Joaquim Tramujas.
Por fim, se deve considerar que o IHGP, assim como qualquer instituição, é feito de pessoas. São homens e mulheres ilustres que atuam nessa instituição, voluntários, diretores e sócios que no dia a dia trabalham para angariar fundos e manter o prédio funcionando. Pessoas que lutam para que o IHGP permaneça aberto, cumprindo seu objetivo de ser uma instituição civil e cultural, sem caráter político nem religioso, cujo principal objetivo é estudar e investigar a História e a Geografia de modo geral, promovendo estudos e pesquisas sobre a História e Geografia do Paraná e de Paranaguá. Quantos professores e pesquisadores seguindo esse objetivo enalteceram o real significado da instituição: Vicente Nascimento Júnior, Waldomiro de Freitas, Anibal Ribeiro Filho, Manoel Viana, entre outros. Comemorar 90 anos é reviver e lembrar de todos os ensinamentos deixados pelas gerações anteriores. É brindar o passado de lutas, pois foram todas essas pessoas que persistiram para que se criasse um espaço assim na cidade de Paranaguá. Na minha visão, o IHGP significa preservação, pesquisa e amizade. Agradeço por partilhar desse convívio e poder presenciar essa passagem aos seus 90 anos de existência.
Priscila Onório Figueira
Historiadora – Diretora do IHGP
Referências
Estatuto do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (2009).
LE GOFF, Jacques. “Documento/ Monumento”. In: História e memória. Campinas: Unicamp, 1996, p. 535-599.