COMISSÃO DO SENADO APROVA LIMITE DOS JUROS DO CARTÃO DE CRÉDITO
A redução das taxas de juros cobradas dos cartões de crédito, no sistema rotativo, é uma das grandes bandeiras defendidas pela UGT. E agora essa redução e limitação dos juros podem virar realidade. Conforme o Projeto de Lei do Senado (PLS) 407/2016, aprovado na terça-feira, 29, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado, os juros dos cartões de crédito poderão ser limitados a duas vezes a taxa do Certificado de Depósito Interbancário (CDI). A taxa do CDI mantém-se próxima à Selic e, em novembro de 2016, corresponde a cerca de 14% ao ano. Assim, se o projeto fosse transformado em lei hoje, a taxa anual dos cartões de crédito ficaria limitada a 28%. O relator do Projeto, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), observou que a taxa média do rotativo do cartão de crédito para pessoas físicas chegou a 480% em setembro de 2016, patamar que considerou excessivo. Autor do projeto, o senador Ivo Cassol (PP-RO) disse que os juros abusivos exigem limites regulatórios. Segundo ele, a despeito de alguns esforços que foram feitos, as taxas de juros "ainda são exorbitantes", especialmente as cobradas em empréstimos na modalidade do rotativo do cartão de crédito. Com a decisão da CAE, o projeto seguirá para votação em plenário do Senado.
Para o presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi, “está mais do que em tempo do Senado aprovar esse Projeto de Lei regulamentando e limitando a cobrança dos juros no sistema rotativo dos cartões de crédito. Os brasileiros pagam uma das maiores taxas de juros do mundo, e essas cobranças, além de imorais são abusivas e têm de ser legisladas”, disse Rossi. Ele lembrou ainda que a UGT vem denunciando as práticas abusivas do sistema financeiro em diversas manifestações públicas. “Quem usa essa modalidade de crédito rotativo é justamente o trabalhador, que sofre com os baixos salários. Não podemos admitir que os sanguessugas do sistema financeiro continuem extorquindo a classe trabalhadora”, sentenciou Rossi.
CASA DA AMIZADE – ASR DE PARANAGUÁ ENCERRA MAIS UMA OFICINA CULINÁRIA
A Casa da Amizade encerrou na terça-feira, 29, mais uma Oficina de Culinária, com o preparo de bolachas, e que mais uma vez foi um sucesso. “Repassar os conhecimentos adquiridos e experiências, nos faz muito bem. Saber que pessoas podem ser beneficiadas com novos aprendizados, aplicando-os em seu benefício e no do próximo, nos faz sentir a importância do compartilhar!”, esse é o espírito dos cursos ofertados pela Casa da Amizade- ASR de Paranaguá, por isso que tem todo o nosso apoio e respeito. Parabéns a todas as senhoras rotarianas pelo trabalho incansável desenvolvido a favor da comunidade parnanguara que mais precisa.