By Regina Lucia Corrêa

Natal na pandemia, como será?

Algumas dicas para comemorar de forma segura com a família...

Natal na pandemia, como será?

Natal na pandemia, como será?

Um período absolutamente atípico e agora com uma possível segunda onda de contágio da Covid-19. Com esse cenário nada amigável vem chegando também uma das épocas mais festivas e gostosas para se comemorar em família: as festas de fim de ano. E a dúvida que vem à cabeça é como será o Natal na pandemia? Como comemorar as festas de fim de ano de forma segura?

Reunimos aqui algumas dicas para quem quer comemorar sem descuidar da segurança. Confira!

1 – Começando pelas compras de presentes natalinos, opte por antecipar ao máximo e, principalmente, garantir os presentes pela Internet.

2 – Com a iminência de uma segunda onda de contágio de Covid-19, evite a todo custo ambientes como shoppings e grandes centros de compras. Se não tiver jeito, busque horários alternativos para realizar as compras.

3 – Família toda reunida? Melhor evitar nesse momento. Reunir pequenos grupos, privilegiando o distanciamento entre pessoas ainda é uma medida eficaz de prevenção.

4 – Familiares com sintomas da Covid, mesmo sem ter certeza (nem que sejam apenas aqueles clássicos sintomas de alergia ou resfriado leve) devem também evitar ir a festas. Apesar de ser uma decisão difícil se isolar, isso diz mais sobre amor e carinho para com a família do que qualquer outra coisa.

5 – Familiares que não convivem na mesma casa devem usar máscara de proteção também durante a ceia. E claro, mantendo sempre o distanciamento social.

6 – Se possível, faça a ceia num ambiente arejado, aberto, como o quintal ou varanda.

7 – Dê preferência para servir os pratos já feitos, de maneira individual. Assim são menos pessoas manipulando os alimentos.

8 – Em caso de pratos na mesa, trazê-los todos cortados, facilitando p que todos se sirvam.

Em local previamente preparado, colocar as bebidas, os doces de maneira a atender a todos.

Lembrando sempre tudo em local arejado.

9 – Essa dica não é a mais fácil de dar, mas evite cumprimentos, abraços e beijos: A gente sabe que Natal e Ano-Novo significam celebrar, abraçar e comemorar, mas o distanciamento entre pessoas é o jeito mais seguro de evitar o contágio.

Enfim dá para comemorar em família? Claro que dá! E brasileiro é um povo festeiro, que curte estar perto e celebrar com a família e amigos. Com essas adaptações dá para garantir que todos estarão seguros, esperando que no próximo ano, após vacinas e a pandemia, tudo seja diferente.

Fontes: adaptadas pela colunista do pinterest e elo7.

Leia também: Guia rápido para o seu casamento civil

Natal na pandemia, como será?

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Natal na pandemia, como será?

Regina Lucia Correa

Regina Lucia Corrêa é jornalista, pedagoga e socióloga, com amplo currículo profissional. Escreve em jornais locais e do Estado desde 1973. Colunista social aborda eventos, festas e casamentos.