conecte-se conosco

By Regina Lucia Corrêa

Guia rápido para o seu casamento civil

Agora, na pandemia, muitos casais estão formalizando suas uniões com o casamento civil, sem dúvida uma forma mais rápida e barata de realizar o sonho do casamento.

Publicado

em

Guia rápido para o seu casamento civil

Agora, na pandemia, muitos casais estão formalizando suas uniões com o casamento civil, sem dúvida uma forma mais rápida e barata de realizar o sonho do casamento. 

Vamos passar as principais regras para se casar no civil. 

Quais documentos devo apresentar? 

Apesar de parecidas, cada cartório tem suas próprias regras, as quais variam também de acordo com o estado civil anterior dos noivos. Há alguns que pedem, por exemplo, a certidão de nascimento dos noivos atualizada. Em outros, entretanto, não há essa necessidade. Portanto, para conseguir uma informação precisa sobre a sua própria lista de documentos, é preciso confirmar com o cartório escolhido. 

Mas, de forma geral, os documentos exigidos são: 

Para os noivos solteiros: cédula de identidade, certidão de nascimento. 

Para os noivos divorciados: cédula de identidade, certidão de casamento com averbação de divórcio. 

Para os noivos que são viúvos: cédula de identidade, certidão do primeiro casamento averbada, certidão de óbito do cônjuge falecido. 

Como dar entrada no casamento? 

Leve os documentos ao cartório (com fotocópias) e levem duas testemunhas.

Há possibilidade de usar uma procuração no caso das testemunhas ou de um dos noivos não puder estar presentes no dia de apresentar esses docs.  Se em 15 dias não houver impedimento, o casal  pode marcar a data do casório. 

Que roupa usar?

Sem regras específicas, mas geralmente os noivos costumam se vestir de forma mais simples e descontraída, sendo que a noiva pode usar buquê. Tudo muito clean. 

Onde realizar o casamento? 

O casamento civil pode ser realizado no próprio cartório pelo juiz de paz ou na forma de diligência, ou seja, quando o juiz vai até a casa dos noivos ou em um salão de festas para realizar a cerimônia. Essa forma costuma envolver um custo maior, mas tem a vantagem de ser mais personalizada. Por isso, é importante acertar os detalhes com o seu celebrante. 

Além das duas testemunhas iniciais, os noivos também podem convidar familiares e amigos muito especiais. Mas atenção: os cartórios costumam determinar um número máximo de pessoas que poderão estar presentes no dia e, neste momento, será obrigatório. 

Espero que tenham gostado das dicas, pois sempre me perguntam sobre o casamento civil.

Fontes: casamentos.com, pinterest, Google

LEGENDAS:

Luciano Pereira e Angelita Queiróz oficializaram o seu casamento civil no mês passado

A cerimônia, nesta época de isolamento social, aconteceu no Cartório Civil, com bênção do pastor da Igreja na qual congregam. A grande festa acontecerá no ano que vem. 

Leia também: Noite dos Sonhos

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress