conecte-se conosco

By Regina Lucia Corrêa

Encontro Soamarinos

O embarque pela manhã na Capitania dos  Portos do Paraná,  com o Almirante Guilherme Costa recebendo aos Soamarinos

Publicado

em

Nada mais significativo para quem ama o Mar, receber a comenda Amigo da Marinha e depois fazer parte parte do seleto grupo de Soamarinos, espalhados por este Brasil afora e em Portugal.

A Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR) que foi fundada em julho de 1979  é uma instituição sem fins lucrativos composta por civis e militares de forças amigas que tem por objetivo, colaborar e divulgar as ações da Marinha do Brasil, ou seja personalidades que contribuem para divulgar a mentalidade marítima.

Quem incentivou a criação da SOAMAR, foi o ex Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, que vislumbrou a importância de estabelecer vínculos cada vez mais fortes com os cidadãos.

E na semana passada, no dia 27, data máxima daquela instituição, que existe a 43 anos, o presidente da SOAMAR/PR, Marcelo Branco Mota, fazendo as honras da casa, recepcionou o Almirante Guilherme da Silva Costa, Comandante

 do 8° Distrito Naval baseado em São Paulo, juntamente com o Capitão de Mar-e-Guerra André Vasconcellos, Capitão dos Portos do Paraná, reunindo naquela oportunidade em encontro estadual  as diretorias das SOAMARES  de Curitiba e Cataratas/Foz do Iguaçu.

O dia foi intenso, com visitas técnicas à Capitania dos Portos, ao Porto de Paranaguá, passeios pela cidade e pela baía, confraternizações na Casa do Barreado e Praticagem.

As fotos completam a notícia (créditos aos diretores e ao fotógrafo Iroze Picanço)

 

O embarque pela manhã na Capitania dos  Portos do Paraná,  com o Almirante Guilherme Costa recebendo aos Soamarinos.

Quando falo em embarque, mesmo  em terra, é que o ambiente da Capitania é como se estivesse num navio.

Na ponta direita em baixo, o presidente da SOAMAR/PR Marcelo Branco Motta, o anfitrião do Encontro Estadual das SOAMARES.

No Porto de Paranaguá a comitiva de Soamarinos foi recebida pelo seu Diretor Operacional Luiz Teixeira da Silva Junior, que mostrou um Institucional sobre a Administração Portuária, e depois esteve junto com todos na visita a faixa portuária.

Na chegada na Casa do Barreado para o almoço, vemos o Almirante Guilherme, o Capitão dos Portos CMG André Vasconcellos, o presidente anfitrião Marcelo, o presidente da SOAMAR/CWB José Lúcio Glomb (ao lado de Marcelo) e alguns de seus companheiros, e os representantes do presidente Veraldo da SOAMAR/ Foz, seus diretores Daniel e Escobar. Ao lado do Almirante, a colunista e igualmente Secretária da SOAMAR/PR.

Esta foto foi tirada de longe, por nós, durante o passeio pela Baía de Paranaguá, de uma das embarcações da Marinha.

A noite na Paranaguá Pilots , onde o presidente Júlio Montenegro recepcionou a todos, vemos o Capitão dos Portos CMG André Vasconcellos, o presidente Montenegro, Marcelo (SOAMAR/PR), o presidente da SOAMAR/BRASIL Orson Antônio de Moraes Rego, e o Comandante do 8° Distrito Naval Almirante Guilherme da Silva Costa.

Detalhes que marcam: a mesa de café posta na Capitania, cuidados que não passam desapercebidos num evento tão caprichado.

Continuar lendo
Publicidade