Os duzentos anos da Independência em 7 de setembro foram marcados com honras por todo País, e o 8.° Distrito Naval realizou na noite do dia 6 passado no Theatro Municipal de São Paulo, o Concerto da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais “A Independência do Brasil”.
O 7 de setembro foi colaborado e muito de Norte a Sul do País, e das mais diferentes formas, com destaque aos tradicionais desfiles civico-militares.
E na noite do dia 6, no Theatro Municipal de São Paulo, o 8.° Distrito Naval baseado na capital paulista, realizou uma noite de gala com o Concerto da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais “A Independência do Brasil”.
A tradicional Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais, remonta a chegada da Família Real Portuguesa ao Rio de Janeiro em 1808, e tem suas raízes no Corpo de Imperiais Marinheiros.
Atualmente é constituída por 2 oficiais regentes, por 90 executantes e um coro de 30 vozes, entre suboficiais e sargentos Fuzileiros Navais, de ambos os sexos, servindo na Companhia de Bandas do Batalhão Naval, localizado na histórica Fortaleza de São José na Ilha das Cobras, no centro do Rio de Janeiro .
Aliás, suas apresentações não se restringem ao nosso país, mas são várias participações em concursos e eventos internacionais, com destaque para a apresentação à Rainha da Inglaterra.
Dessa forma, a boa música é difundida positivamente para o país, alcançando diversos setores sociais, possibilitando o acesso a cultura e enaltecendo o nome da Marinha do Brasil.
Para o presidente da SOAMAR/PR, Marcelo Branco Motta ” foi gratificante ter recebido o convite do Almirante Guilherme da Silva Costa, Comandante do 8.° Distrito Naval, e poder representar os Soamarinos, dentro do espírito de união e divulgação dos atos da Marinha que nos norteiam, neste Concerto tão representativo”.
O presidente Marcelo Branco Motta, muito bem representou a SOAMAR/PR no evento realizado no Theatro Municipal em São Paulo.
Marcelo esteve acompanhado na noitada festiva pela esposa Ana Paula, que por sinal vem promovendo atos na comunidade com apoio dos soamarinos e amigas.