O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), sancionou o projeto de lei que concede a Cruzeiro do Oeste o título de Vale Nacional dos Dinossauros. Cruzeiro do Oeste já tem um museu paleontológico e a maior coleção de fósseis de pterossauros do mundo e três espécies desse antigo réptil voador já foram registradas nos sítios abertos na cidade, além de fósseis de dinossauros de pequeno porte
Eleitores do Paraná
No Paraná há mais de 8,6 milhões de pessoas aptas a votar nas eleições municipais deste ano, de acordo com estatísticas de agosto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esse número revela um crescimento de 2% em comparação ao pleito de 2022, quando havia 8.475.632 eleitoras e eleitores no estado. Do total de eleitores em 2024, 53% são do gênero feminino e 47%, do masculino.
Eleitores do Paraná II
Cerca de 913 mil pessoas (10,5%) pertencem à faixa etária para quem o voto é facultativo, ou seja, tem idade inferior a 18 anos e superior a 70 anos. Curitiba é a cidade com maior eleitorado, composto por 1.423.722 pessoas, seguida por Londrina (399.730), Maringá (300.286), Ponta Grossa (259.463), Cascavel (239.588), São José dos Pinhais (222.608) e Foz do Iguaçu (204.343).
Hacker
A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação no Paraná e em outros sete estados contra um grupo suspeito de fraudar dados de beneficiários do INSS. Investigações revelaram que o grupo incluía hackers que conseguiam ingressar no banco de dados do INSS e também funcionários que vendiam acessos ao sistema. O grupo também era composto por pessoas que comercializavam os dados dos beneficiários. Segundo a polícia, um dos alvos da investigação é um hacker que já foi investigado pela PF.
Drogas apreendidas
Dados recentes do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) apontam que as forças de segurança pública do Paraná são responsáveis pelo maior volume de drogas apreendidas no Brasil em 2024. De janeiro a agosto deste ano, os policiais paranaenses apreenderam 326 toneladas de drogas, o equivalente a 36,5% de tudo o que foi confiscado pelas forças policiais em todo o território nacional neste ano, que totalizam 893 toneladas.
Universidade tecnológica
Estudantes das universidades estaduais do Paraná terão acesso a uma variedade de cursos gratuitos do Google Cloud Learning, uma plataforma educacional para o ensino de tecnologias de computação. O Governo do Paraná viabilizou a concessão de 10 mil licenças, com a finalidade, entre outras medidas, de capacitar universitários em ferramentas de Inteligência Artificial.
Universidade tecnológica II
Segundo o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, a parceria possibilita aos estudantes se conectarem com as tendências tecnológicas, ampliando as possibilidades de atuação profissional. “A ideia é abrir um caminho para as novas tecnologias e assegurar a permanência de talentos, gerando mais oportunidades de desenvolvimento local”.
Semana da Pessoa Idosa
A Assembleia Legislativa do Paraná promove a Semana da Pessoa Idosa com programação entre os dias 1.° e 4 de outubro. A semana abre com a palestra da diretora do Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná (PROCON-PR) e da Associação Brasileira dos Procons (Procons Brasil), Cláudia Silvano, sobre golpes no mundo digital em idosos. Inscrições gratuitas: Através do WhatsApp número (41) 3350-4056 (horário comercial).
Sanidade animal
A Semana da Sanidade Animal do Paraná, programada para ocorrer entre 1º e 3 de outubro, numa iniciativa do Sistema Ocepar, com o apoio do Sistema Faep etrá como palestrante o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Goulart. O evento será no formato online, possibilitando a participação de profissionais de diversas regiões do Paraná. As inscrições para a Semana de Sanidade Animal estão abertas até o dia 27, pelo link https://forms.office.com/r/iK9yh142UT.
A guerra
Paranaense descendente de Libanes, Ali Kamal Abdallah, 15 anos, nascido em Foz do Iguaçu, morreu no Líbano após ataque. O pai de Ali, Kamal Hussein Abdallah, também morreu no bombardeio. A família estava tentando conseguir passagens para voltarem ao Brasil. Segundo o ministério, essa é a primeira morte de um brasileiro que chegou ao conhecimento do governo desde o início do conflito.
A guerra II
Lula voltou a criticar Benjamin Netanyahu, que, segundo ele, ignora ordens e diretrizes da ONU sobre o conflito no Oriente Médio, e convocou a comunidade internacional a ampliar esforços para frear o “genocídio” na Faixa de Gaza. O presidente brasileiro também se reuniu com o chefe da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas. Os ataques israelenses no Líbano já deixaram mais de 600 mortos desde segunda. Nesta quinta, 23 sírios, sendo a maioria mulheres e crianças, morreram após um bombardeio. O governo Netanyahu rejeitou uma proposta de trégua.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br