conecte-se conosco

ADI Paraná

Turismo no Paraná

Publicado

em

Em 2023, as belezas naturais, culturais, gastronômicas e a hospitalidade do Paraná atraiu 603,8 mil turistas estrangeiros, oriundos de países de todos os continentes. Houve crescimento de 15,6% em relação aos 522 mil turistas de 2022. Os principais turistas foram de Estados Unidos, França, Espanha, Alemanha, Israel, Paraguai, Argentina, Chile, Uruguai e Reino Unido. Esses números devem aumentar ainda mais em 2024 após a temporada de cruzeiros em Paranaguá.

Show Rural

A  36ª edição do Show Rural Coopavel será realizada de 5 a 9 de fevereiro, em Cascavel. O período de preparação dos estandes foi oficialmente aberto no último dia 2 e segue até 31 de janeiro. A expectativa de público nessa edição é superior a 300 mil pessoas. Serão 600 expositores com previsão de negócios, em cinco dias, superior a R$ 5 bilhões.

Copa do Mundo

A paranaense Carminha de Oliveira está no Reino Unido para a disputa da Copa do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas, torneio que pode selar a vaga dela nos Jogos Paralímpicos de Paris, ainda neste ano. O Mundial será realizado de 11 a 13 de janeiro, no Centro Nacional de Esportes do País de Gales.

Bilhete único

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei concedendo à União a coordenação e implementação de um sistema nacional de bilhete único para todos os tipos de transporte público. O novo sistema deverá ser eletrônico e pré-pago, permitindo o uso de cartão e aplicativo para celular. A tarifa continuará a ser definida por estados, Distrito Federal ou municípios. O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Ranking de exportações

A Coamo lidera o ranking de exportações nos Portos do Estado em 2023. A cooperativa agroindustrial paranaense foi responsável por 14,29% do volume embarcado de produtos agrícolas no Porto de Paranaguá, no ano passado. Os dados são da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina. Somente via Porto de Paranaguá, a cooperativa embarcou 3,65 milhões de toneladas de produtos agrícolas.

Kits escolares

O TJPR (Tribunal de Justiça do Estado do Paraná) está arrecadando kits escolares, que serão doados para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. As instituições beneficiadas serão indicadas pela Vara da Infância e Juventude. Objetivos de cada kit podem ser consultados no site do  TJPR. Para obter informações sobre os locais de entrega ligar para o (41) 3200 – 2600.

Campeonato Paranaense

Com patrocínio da Sanepar, o Campeonato Paranaense 2024 vai ter transmissão dos jogos na TV Paraná Turismo. A emissora do governo estadual vai transmitir um jogo por rodada. A competição conta com 12 clubes. O torneio começa no dia 17 de janeiro (quarta-feira), às 19h30, com o jogo entre Andraus x Athletico, na Vila Capanema, em Curitiba.

Transplantes de órgãos

O Paraná foi o quarto Estado que mais realizou transplantes de órgãos em 2023. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, em 2023 foram realizados no Brasil um total de 9.074 transplantes, sendo 6.066 transplantes de rim, 2.390 de fígado e 426 de coração, entre outros. Entre as unidades da federação que mais efetuaram a ação estão: São Paulo (2.844), Minas Gerais (1.081), Rio de Janeiro (869), Paraná (827) e Rio Grande do Sul (724).

Dengue

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou o primeiro boletim epidemiológico da dengue de 2024. O 18º Informe Epidemiológico confirma 3.234 novos casos, chegando a 9.189 no total. Não há novos óbitos. São 48.266 notificações. As 22 Regionais de Saúde (RS) possuem casos confirmados da doença, sendo que a 16ª RS de Apucarana tem o maior número de casos positivos (1.488).

Tráfico de drogas

A Polícia Federal e Polícia Civil do Paraná apreenderam nesta terça-feira, 09, uma embarcação que transportava 1,2 tonelada de maconha na região de Santa Helena. A embarcação foi apreendida quando realizava a travessia irregular do Paraguai para o Brasil. Toda a carga do entorpecente e a embarcação foram encaminhadas para a Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu.

Leilão

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) realizará mais um leilão administrativo para venda de material ferroso para reciclagem resultante da sucata de veículos e materiais inservíveis. O leilão acontece no dia 26 de janeiro, a partir das 13h30, nas dependências da sede do Detran, em Curitiba.

Mudanças climáticas

Especialistas em mudanças climáticas alertam a urgência da transição energética para uma economia de baixo carbono para evitar os desastres climáticos provocados pelo aquecimento global. O Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus, da União Europeia, confirmou que o ano passado foi o mais quente registrado no planeta e provavelmente o mais quente do mundo nos últimos 100 mil anos.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress