conecte-se conosco

ADI Paraná

PIB nas alturas

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) de Maringá chegou a R$ 19,3 bilhões em 2019, sendo o quarto no ranking paranaense e o 52.º no brasileiro, aumento de 4,2% em relação a 2018

Publicado

em

ADI
Foto: Divulgação/PMM

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) de Maringá chegou a R$ 19,3 bilhões em 2019, sendo o quarto no ranking paranaense e o 52.º no brasileiro, aumento de 4,2% em relação a 2018. Entre os destaques está o setor de Serviços. O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam) indica que, numa comparação direta com municípios do mesmo porte, entre 400 mil e 500 mil habitantes, Maringá também está em evidência nacional, ficando atrás somente de Jundiaí, Betim, Piracicaba e Santos.

PR no pódio
Paranaenses participaram da etapa final do Brasileiro de Karatê de 2021. Adiado devido à pandemia, o campeonato brasileiro teve dois atletas do Paraná que foram convocados e garantiram em suas categorias 100% de pódio.  Leonardo Danoso, de Curitiba, conquistou o segundo lugar na categoria faixa preta até 84kg e o toledano Marcus Henrique de Lima também o segundo lugar na categoria faixa preta até 75kg.

Produto do Paraná
O frigorífico paranaense Mais Fish é o primeiro empreendimento a receber a chancela Sisbi-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), concedida por um consórcio de municípios, o Consórcio Cid Centro. Com isso, os produtos que já eram comercializados nos 30 municípios que compõem a área do Cid Centro poderão romper os limites para atender mercados em todo o território paranaense e no Brasil. “Estamos colocando o Paraná mais uma vez à frente, é um marco”, disse o médico veterinário do Núcleo da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) em Ivaiporã, Carlos Eduardo dos Santos.

Tamo fora
No PSDB, todos esperam a desfiliação do ex-prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel – já anunciada, e dos deputados Ademar Traiano, presidente da Assembleia Legislativa; e Paulo Litro, presidente do diretório estadual tucano. Os três já declararam apoio a Ratinho Junior.

Mel do PNI
Capanema já tem o melado com  reconhecimento de  Indicação Geográfica, o que o valoriza muito no mercado nacional e internacional. Agora, a Associação dos Apicultores de Capanema e Região (Apic), a prefeitura, o Sebrae e a UTFPR se uniram para gerar valor na cadeia produtiva do mel, com isso o mel de Capanema, na região do Parque Nacional do Iguaçu, poderá ser o décimo produto do Paraná com Indicação Geográfica.

Sem Carnaval
Mais uma cidade do litoral do Paraná confirmou que não realizará o carnaval de rua. Trata-se de Guaratuba, que anunciou sua decisão após reunião do Comitê de Crise da Pandemia. Segundo o prefeito Roberto Justus (DEM), o cancelamento da folia com trio elétrico e de festas em áreas públicas considera o fato de que o carnaval poderia reunir cerca de 500 mil pessoas, o que poderia provocar uma elevação ainda maior no número de casos de covid.

Adiado
Em função da covid, Itaipulândia adiou o ItaVerão e vetou os acampamentos no balneário Jacutinga. Os casos da doença estão com alta contínua. O evento não tem nova data confirmada.

Cassado
A Câmara de Vereadores de Umuarama cassou o mandato do prefeito afastado Celso Luiz Pozzobom (PSC). Por unanimidade, Pozzobom foi cassado sob a justificativa de que teria pago parcela de compra de apartamento, no Edifício Malibu, com dinheiro desviado da saúde. A denúncia foi apresentada no dia 14 de outubro de 2021 por Jorge Vieira, que já foi prefeito interino de Umuarama.

Pacto pela Vida
A OAB, CNBB e outras entidades criaram uma frente em prol da vacinação de crianças contra a covid-19 no País. O grupo, que lançou o manifesto “Pacto pela Vida e Pelo Brasil”, criticou o que classifica como “circo da insensatez” as tentativas de desacreditar a imunização de crianças. “Não nos enganemos: a sociedade brasileira não vive dentro da bolha do negacionismo. Ela conhece muito bem a dura realidade, sente na pele os desafios, escuta o que diz a ciência e assim defenderá o direito à vacina infantil, contra o SARS-CoV-2”, diz o texto.

Debate
A CNN Brasil anunciou as datas dos debates à Presidência da República, em reunião da direção da emissora com representantes de partidos e de pré-candidatos. O primeiro debate será no dia 6 de agosto e, em caso de segundo turno, o outro será no dia 3 de outubro. Participaram da reunião representantes de MDB, Podemos, PSDB, PSD, PT e PDT.

Chaves Pix
Cerca de 160,1 mil clientes tiveram dados das chaves Pix vazadas, informou o Banco Central (BC). Esse foi o segundo vazamento de dados desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020. Segundo o BC, o vazamento ocorreu em dados cadastrais, que não afetam a movimentação de dinheiro. Dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram expostos.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Continuar lendo
Publicidade