ADI Paraná

Empresas do Paraná

Na cerimônia de premiação das cem maiores empresas do Paraná o destaque foi para as 20 maiores empresas do Estado, dez são cooperativas de produção. As cem maiores empresas do ...

4lzh 4aw

Na cerimônia de premiação das cem maiores empresas do Paraná o destaque foi para as 20 maiores empresas do Estado, dez são cooperativas de produção. As cem maiores empresas do Paraná em 2023 venderam tanto quanto no exercício anterior, trazendo para o caixa R$ 367 bilhões. A maior receita líquida entre as Top-100 paranaenses é da Coamo, a número 2 na lista e a maior cooperativa da América Latina.

Especial de Natal

A programação especial de passeios turísticos com temas natalinos já começou no Paraná. Uma das opções em destaque é o Expresso de Natal, em que passageiros embarcam na Maria Fumaça, uma das locomotivas a vapor mais antigas em funcionamento do Estado, e percorrem um trajeto com duração aproximada de 2 horas, entre os municípios de Morretes e Antonina.

Especial de Natal II

As viagens especiais de Natal na Maria Fumaça acontecem durante oito dias do mês de dezembro, com início sempre no município de Morretes e término em Antonina. O passeio, conta, ainda com uma parada ao longo do trajeto, na Chácara Bonita, onde é possível visitar o Museu de Antiguidades. Confira as datas do mês de dezembro neste link: https://passeiosdetrem.com.br.

Trabalhadores temporários

Sondagem realizada pela Fecomércio PR e Sebrae/PR sinaliza que 20,3% das empresas paranaenses pretendem contratar trabalhadores temporários para atender à demanda sazonal de Natal e festividades de encerramento do ano. Esse percentual é superior ao registrado no ano passado, quando 15% das empresas planejavam contratar temporários, e está no melhor patamar desde 2021.

CineSesc

O projeto Mostra Itinerante de Cinema ao Ar Livre, realizado pelo Sesc PR, traz uma nova forma de acesso à cultura para a comunidade. Entre os meses de outubro e dezembro de 2024, diversas cidades do Norte Pioneiro serão contempladas com sessões de cinema gratuitas, a partir das 19h.  Serão exibidos filmes nacionais e internacionais do acervo do CineSesc, com classificação livre.

Cidades

No dia 25/10 em Siqueira Campos, na Praça Central. No dia 07/11, em Jacarezinho, no Cras da Vila São Pedro. No dia 08/11, em Londrina, no bairro Aeroporto. No dia 11/11, em Tomazina, na Escola Ademar Haruo Ishii. Dia 18/11, em Cambará, na Praça Central. Dia 25/11, em Tomazina, na Praça Central. No dia 12/12, em Jundiaí do Sul, na Praça Central. Dia  22/12, em Figueira, na Praça Central.

Voto obrigatório

Jovens de Curitiba, Londrina e Ponta Grossa que completarem 18 anos entre 1º e 2º turno terão voto obrigatório neste domingo (27). Lembrando que a pessoa que não cumprir essa regra fica sujeita ao pagamento de multa e impedida de realizar alguns atos oficiais, como: inscrever-se em concursos públicos; receber remuneração de cargos públicos; participar de licitações públicas; obter passaporte e carteira de identidade e renovar matrícula em instituições de ensino oficial.

Clima

Um ciclone extratropical potencialmente perigoso passará pelo Sul do Brasil esta semana, segundo a empresa de meteorologia Climatempo. São esperadas tempestades e ventos fortes na quinta-feira, 24, em todos os Estados do Sul – especialmente no Rio Grande do Sul.

Encontro

O Sistema Faep reuniu na última semana centenas de colaboradores de sindicatos rurais, de todas as regiões do Paraná, para o 2º Encontro Estadual de Gestores e Mobilizadores. O evento contou com 214 participantes de 129 sindicatos rurais, que vivenciam uma imersão no universo sindical, com uma programação planejada especialmente para este público.

Multada

O Ministério Público Federal (MPF) pediu a cobrança da multa de R$ 222 milhões na Viapar, antiga concessionária do pedágio de Arapongas, no norte do Paraná, pela empresa não ter construído um contorno na cidade. A obra estava prevista no contrato de concessão, que terminou em 2021. Pelo projeto, ela teria 10 quilômetros de extensão, com pistas duplas e seis viadutos, o que ajudaria a desafogar o tráfego no trecho da BR-369.

Foi grave

Lula afirmou que o acidente doméstico foi “grave” e que os médicos precisam de mais alguns dias para concluir “qual foi o estrago” causado pela batida. O presidente disse, porém, que a queda “não afetou nenhuma parte mais delicada” do corpo. Provavelmente ainda nesta semana, o petista será submetido a novos exames médicos para monitorar a lesão na cabeça, confirmou a Secom.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com

Empresas do Paraná

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.