conecte-se conosco

ADI Paraná

Cara nova

Publicado

em

A 35.ª edição do Show Rural Coopavel, previsto para acontecer entre 6 a 10 de fevereiro de 2023, vai estar de cara nova. Está em andamento a construção da nova estrutura física do Show Rural Digital, com investimento superior a R$ 6 milhões. O novo barracão do Show Rural Digital terá 4,6 mil metros quadrados de área construída e contará com o melhor em novidades tecnológicas.

Foto: Lucas Emanuel Hulse

Negociação de dívidas
Consumidores do Paraná que queiram renegociar pendências financeiras podem aproveitar o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. A ação ocorre também pela internet (https://consumidor.gov.br) e vai até 30 de novembro. Podem participar pessoas físicas que tenham dívidas em atraso junto a bancos ou instituições financeiras.

‘Isentão’
O senador Oriovisto Guimarães comentou seu posicionamento político frente à eleição presidencial ao ser chamado de ‘isentão’. “Muitos me disseram que eu fico em cima do muro, que não tomo partido. É verdade! O povo não me elegeu para ser chefe de torcida de candidato à presidência da república, antes fui eleito para discutir e buscar soluções para os graves problemas que enfrenta o nosso país”, disse.

Cassação
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) confirmou a cassação dos mandatos dos vereadores cascavelenses Celso Dal Molin e Aldonir Cabral. O motivo é o fato de o PL, partido de ambos, ter sido acusado de fraudar a cota de gênero na eleição de dois anos atrás, lançando uma candidata que sequer teria feito campanha.

Reforma
O governador Ratinho Junior já começou a desenhar o novo secretariado e nos próximos dias vai encaminhar à Assembleia Legislativa uma reforma administrativa do governo. O próximo passo será intensificar a conversa com os aliados para montar o novo time de secretários de Estado. Sem muito alarde, o ex-chefe de gabinete de Ratinho Junior está de volta. Daniel Villas Bôas vai exercer o cargo de Superintendente Geral de Relações Institucionais.

100% autônomo

O governador Ratinho Júnior participou da inauguração do primeiro mercado 100% autônomo do Paraná, o Muffato Go, do grupo paranaense Muffato, totalmente operado por inteligência artificial e visão computacional. Na nova loja, o consumidor faz um cadastro em um aplicativo, entra no estabelecimento após escanear um QR Code, pega o que quer, coloca na sacola e sai, sem precisar passar por um caixa, efetuando o pagamento de forma totalmente digital.

Trabalhador 4.0
Começou em Curitiba o Curso de Capacitação para Trabalhadores que oferta treinamento aos profissionais da Rede Sistema Nacional de Emprego (Sine) para o uso da plataforma Escola do Trabalhador 4.0. O Paraná é o primeiro a receber curso de capacitação sobre a Escola do Trabalhador 4.0. A iniciativa é uma parceria do Ministério de Trabalho e Previdência, Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), e a Microsoft.

Agro Paranaense
O crescimento médio do VBP (Valor Bruto de Produção) agropecuária do Paraná, entre 2012 e 2021, foi de 5% ao ano, alcançando no ano passado  R$ 180,6 bilhões. A revelação  consta no documento Valor Bruto da Produção 2021, publicado nesta quinta-feira, 3, pelo Deral e repercutido  pela Agência Estadual de Notícias.

De volta à casa
Eleito com 53.229 votos, o deputado estadual Paulo Rogério do Carmo (União Brasil), retorna à Assembleia Legislativa  do Paraná (Alep) em 2023. Do Carmo se elegeu deputado estadual pela primeira vez em 2018 pelo PSL, no entanto, perdeu o mandato depois de uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que anulou a votação de Fernando Francischini, o que fez a legenda perder quatro cadeiras na Alep.

Cotado
Cotado para assumir a presidência da Petrobras a partir de 2023, o senador Jean Paul Prates (PT-RN) foi um dos escolhidos para acompanhar o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, na COP27, conferência da ONU sobre mudanças climáticas. O evento está previsto para acontecer no Egito este mês e a ideia é que Prates auxilie o presidente nas conversas com líderes estrangeiros e representantes de organizações especializadas no tema”, informam os jornalistas Renan Truffi e Vandson Lima, no Valor Econômico.

Flávio Dino
O ex-governador do Maranhão e senador eleito, Flávio Dino (PSB), 54 anos, é cotado para uma das indicações que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), terá para o STF (Supremo Tribunal Federal) em seu mandato. Dino é professor de direito e foi juiz.

Novos Ministros
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), terá direito a indicar 2 ministros para compor o STF (Supremo Tribunal Federal). As vagas serão abertas com as aposentadorias da presidente da Corte, Rosa Weber, e de Ricardo Lewandowski. Ambos se aposentarão em 2023.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress