ADI Paraná

Alep nos Bairros

O presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi (PSD), anunciou que serão realizadas edições das sessões itinerantes em Curitiba

4lzh 4aw

O presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi (PSD), anunciou que serão realizadas edições das sessões itinerantes em Curitiba. “Vamos levar a Assembleia Itinerante para a capital do Estado. A ideia é começar pelo bairro Boqueirão. Já conversei com o prefeito Eduardo Pimentel para que possamos realizar essas reuniões em conjunto com a prefeitura”, afirmou. A meta é ampliar o número de eventos. “Já temos participação confirmada em quatro cidades. Estaremos, pela primeira vez, em Paranavaí, na Exposição Feira Agropecuária e Industrial (março), na Expo Telêmaco (março), na Expolondrina (abril) e na Expoingá (maio)”, destacou.

Operação

O prefeito Eduardo Pimentel (PSD) lançou Operação Integrada Centro Seguro – ação conjunta para fortalecer a segurança na região central de Curitiba.  Ao todo, 390 agentes de segurança e 120 viaturas reforçarão o policiamento e o acolhimento social de pessoas em situação de rua. A operação envolve a Guarda Municipal e as polícias Militar, Civil e Penal. A iniciativa faz parte do Plano de Redesenvolvimento da Região Central, liderado pela prefeitura em parceria com o Estado, e visa combater crimes como roubos, furtos e tráfico de drogas.

Posse

O empresário Flávio Furlan tomou posse na presidência da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná). Empresário e advogado, Furlan presidiu a Associação Comercial e Empresarial de Toledo e a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar). Ele assume a gestão 2025-2026. “Os desafios são muitos, principalmente na área de infraestrutura logística, que precisa acompanhar o crescimento exponencial do Paraná. Nosso compromisso é trabalhar com otimismo, integrando federações, entidades e o governo para construir soluções eficazes”, disse ao reafirmar o compromisso em apoiar os empreendedores paranaenses, promovendo oportunidades e o fortalecimento do associativismo.

Contra dengue

A Associação Comercial do Paraná promove hoje o evento “Todos contra a Dengue – a mudança começa por você”, caminhada do comércio voltada à conscientização sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A mobilização contará com a participação de empresários, comerciários e representantes de entidades locais, reforçando a importância da prevenção no combate à Dengue, que registrou em 2024 pela primeira vez mais casos autóctones (aqueles contraídos dentro da própria cidade) do que casos importados. Entre janeiro e dezembro de 2024, foram confirmados 17.813 casos da doença, sendo 12.736 autóctones e 5.077 importados.

Novo presidente

O presidente da Ocepar, José Roberto Ricken foi eleito por unanimidade como novo presidente do conselho deliberativo do Sebrae/PR pelos próximos dois anos. Ao seu lado, tomou posse da vice-presidência Edson José de Vasconcelos, presidente da Fiep. “Tenho a certeza de que o trabalho desempenhado pelo Sebrae no Paraná é extraordinário e, ao lado de todos os integrantes do Conselho e demais parceiros, vamos fazer com que os pequenos empreendimentos possam crescer e se desenvolver ainda mais, conhecendo e atendendo às especificidades de cada setor”, disse.

Homenagem

O superintendente de Relações Institucionais do Estado, Renato Adur, recebeu voto de congratulações da Assembleia Legislativa pela idealização do evento Paraná Mais Cidades. A deputada Maria Victória (PP), que propôs a homenagem, lembrou que Renato Adur lançou e organizou, de forma pioneira, o evento em 2004 quando foi secretário estadual do Desenvolvimento Urbano e superintendente-geral do Paranacidades.

Menor

O Paraná tem a menor tributação para pequenas empresas de todo o Brasil. O Estado oferece a menor carga tributária para empreendedores inscritos no Simples Nacional, com uma alíquota efetiva média do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 2,39% — valor abaixo da média nacional, que é de 2,81%. Isso representa, na prática, mais condições para a abertura de novos negócios, gerando mais empregos e renda, além de movimentar a economia paranaense. O dado faz parte de um levantamento realizado pela Secretaria da Fazenda a partir de informações gerais do Simples Nacional.

Intervenção

A Faep e outras entidades entregaram um ofício ao governador Ratinho Júnior (PSD) pedindo intervenção para barrar a eventual importação de tilápia. A medida tem como objetivo proteger os produtores paranaenses de concorrência desleal. O Paraná é o maior produtor de tilápias do país, responsável por 40% da produção nacional do peixe. Além de liderar a produção de tilápias, o Paraná tem a aquicultura como uma atividade em avanço contínuo e com papel determinante na geração de emprego em renda em pequenas propriedades.

Intervenção II

O documento destaca que a cadeia precisa de apoio comercial e proteção sanitária para se desenvolver em seu máximo potencial. “A entrada do produto [filés de tilápias] no Brasil seria bastante prejudicial ao setor no Paraná, que está em plena expansão. Os produtores necessitam de um mercado sólido, seguro e estável, que justifique os investimentos que estão realizando. Por isso, não podemos permitir a importação”, destaca o presidente da Faep. Ágide Meneguette.

Finanças

Os paranaenses começaram 2025 com as finanças mais equilibradas, refletindo uma melhora significativa nos índices de endividamento e inadimplência. Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (PEIC) indicam que o volume de endividados no estado caiu em janeiro. Segundo o estudo, 88% das famílias possuíam algum tipo de dívida no início do ano, o menor percentual para o mês de janeiro dos últimos oito anos.

Petróleo

Durante evento no Rio de Janeiro, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, disse que, se o Ibama conceder a licença, a exploração de petróleo na Foz do Amazonas será feita de “forma absolutamente segura”. A chefe da estatal afirmou ainda que Lula “pode ficar absolutamente tranquilo” quanto a isso. “Sendo possível a licença, nós teremos no Amapá o melhor aparato de resposta a emergências já visto no mundo”, salientou Magda. Na semana passada, o presidente criticou o que chamou de ‘lenga-lenga’ do órgão fiscalizador sobre o tema.

Coluna publicada simultaneamente em 24 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com

Você também poderá gostar

Alep nos Bairros

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Alep nos BairrosAvatar de ADI Paraná

ADI Paraná