conecte-se conosco

Coluna do Guru

SUPER LUA

Na noite de 3 de dezembro deverá acontecer a exposição mais brilhante dos últimos tempos.

Publicado

em

No domingo, dia 3, teremos uma Super Lua. Segundo astrônomos será a exposição mais brilhante do nosso satélite natural nos últimos tempos, sendo facilmente observada a olho nu e com cerca de 12 horas de duração.

Embora esta seja a única super lua de 2017, ela é a primeira de uma sequência de 3 Super Luas: A primeira em 03/12/17, a segunda em 02/01/18 e a terceira em 31/01/18.

O astro aparecerá no céu, oficialmente, às 19h (horário de Brasília), do dia três de dezembro. A órbita lunar fará a maior aproximação ao planeta e chegará a cerca de 357 mil quilômetros da Terra, por volta das 23h50.

Agora é torcer para o céu estar limpo para podermos observar esta aproximação.

O que é uma “Super Lua”?

Super Lua é o nome popular quando temos uma Lua Cheia que coincide aproximadamente com um ponto em sua órbita em torno da Terra em que a Lua mais se aproxima do nosso planeta.

O giro que a Lua faz em torno da Terra ao longo de aproximadamente um mês não é perfeitamente circular e o nosso planeta não se encontra exatamente no centro da órbita lunar.

Na verdade, a trajetória que a Lua percorre no espaço em torno da Terra é uma elipse, uma espécie de círculo achatado. Deste modo, a cada mês a Lua passa por um ponto mais próximo da Terra (chamado de Perigeu) e por outro ponto mais afastado da Terra (chamado de Apogeu).

Com informações do Boletim do Observatório Didático de Astronomia.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress