Neste domingo, 16, acontece a partir do meio dia a 71º edição do Banho a Fantasia, a mais antiga tradição carnavalesca do Paraná. O registro oficial começou a ser contabilizado quase dez anos depois da primeira edição.
Isso porque a história do banho a fantasia não esta documentada em papel, e sim através de fontes orais e visuais. Sabe-se, no entanto que a tradição veio de Santos através da família Cunha com o ‘Banho da Doroteia’ nos idos de 1936.
Naquela época os foliões seguiam em cortejo atrás de uma boneca (Doroteia) feita de pano que era levada ao rio Itiberê para o tradicional banho junto com o Clube de Regatas Comandante Santa Rita. Esse evento aconteceu até o inicio da década de 1940.
A partir de 1949 Antonio Moura resgata a tradição, e a boneca é deixada de lado e entra então a bateria do Mestre Moura, dando continuidade ao evento, a qual se mantem até hoje, o banho a fantasia. Em função dessa importância histórica, o 71º Banho a Fantasia, data que é contabilizada a partir de 1949.