A vacinação contra a dengue prossegue nas unidades de saúde de responsabilidade da Prefeitura de Paranaguá. Desde o sábado, 13, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), iniciou a vacinação dos cidadãos com a idade entre 9 e 44 anos, 11 meses e 29 dias em Paranaguá e em outros municípios paranaenses. Sob determinação do prefeito Edison Kersten, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está atuando de forma incessante para a vacinação dos cidadãos. Ao todo, 91 mil doses da vacina foram concedidas pelo Estado para serem aplicadas em munícipes de Paranaguá.
"A vacinação é mais uma arma importante nesta luta contínua contra a dengue. Agradecemos ao Governo do Estado e à Sesa por escolherem Paranaguá para dar início à distribuição das doses da vacina em todo o Paraná. Convidamos todos os cidadãos para comparecerem às unidades de saúde, bem como realizarem o cadastro no site da Secretaria Estadual de Saúde para pré-agendarem a vacinação. Apesar disso, não podemos relaxar e devemos continuar eliminando os criadouros do Aedes Aegypti nas residências, principal forma de redução da doença", afirma o prefeito Kersten.
De sábado, 13, até a terça-feira, 16, cerca de 2.500 pessoas foram vacinadas, número que demonstra uma baixa procura pelas doses do medicamento. "Os cidadãos na faixa de idade escolhida pela Sesa para vacinação devem comparecer às unidades de saúde e serem vacinados. As doses são aprovadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e apresentam 66% de incidência na imunização das pessoas, ou seja, é mais um item importante para que possamos combater a dengue no município com cada vez mais efetividade", completa o prefeito. A vacina conta com um total de três doses: a primeira delas aplicada neste mês de agosto, a segunda em fevereiro de 2017 e a terceira em agosto de 2017.
Apesar da vacinação ser de vital importância no combate à doença, a prefeitura pede para que os munícipes não relaxem na prevenção, eliminando todos os possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti em suas residências. Neste sentido, o prefeito Edison Kersten determinou a atuação contínua de centenas de funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) para a limpeza constante de locais públicos, destinação correta de resíduos e conscientização dos munícipes no combate à dengue e eliminação constante dos possíveis criadouros, mesmo com a atual fase de controle da dengue em Paranaguá.
Segundo a secretária interina da Saúde, Isabelle Antoniacomi, sete unidades de saúde estão atendendo os parnanguaras para a vacinação, no horário das 13h às 20h. É necessário que os munícipes compareçam aos locais de vacinação com carteira de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou Cartão Nacional de Vacinação. "A vacina é totalmente gratuita e neste momento somente os cidadãos que residem em Paranaguá possuem direito em receber as doses", completa a secretária.
Secretaria Municipal de Saúde (Semsa);
Unidade de Saúde da Ilha dos Valadares;
Unidade de Saúde no Jardim Araçá;
Unidade de Saúde da Serraria do Rocha;
Unidade de Saúde da Vila Garcia;
Centro de Referência da Dengue (CRD);
Centro Municipal de Diagnóstico (CMD) – Hospital João Paulo.
HORÁRIO DE VACINAÇÃO:
Unidades de saúde: Segunda à sexta-feira das 13h às 20h;
Centro de Referência da Dengue: Segunda à sexta-feira das 8h às 20h;
Centro Municipal de Diagnóstico: Dos dias 13 ao dia 20 de agosto, das 8h às 17h.
PRÉ-AGENDAMENTO DA VACINAÇÃO ON-LINE:
O cidadão também poderá fazer um pré-agendamento on-line para vacinação, uma iniciativa da Sesa. "A medida deve facilitar o atendimento nas unidades de saúde que ofertarão a vacina, pois agiliza o processo para a aplicação das doses. A campanha vai do dia 13 de agosto a 3 de setembro em unidades de saúde de 30 municípios do Estado", explica a assessoria da Secretaria Estadual de Saúde.
Como realizar o pré-cadastro:
1) Acesse o site
2) Informe o município de residência, o número do RG, a data de nascimento e o código de verificação.
3) Na segunda página, preencha os demais dados pessoais e selecione o local onde gostaria de ser vacinado.
4) Após o final do cadastro, você receberá um e-mail e uma mensagem no celular confirmando o registro.
5) Guarde o código enviado pelo sistema e o apresente no dia da vacinação.