conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Unidades de saúde ficarão abertas até às 22h para vacinação contra a Dengue

Campanha encerra no dia 11 de novembro para imunizar a população de Paranaguá

Publicado

em

Na quarta-feira, 8, acontece a abertura do Dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Dengue em todas as unidades de saúde de Paranaguá. Um evento será realizado às 9h, no Auditório do Instituto Paranaguá Previdência, para oficializar a abertura do Dia “D” e para anunciar as ações do mutirão de combate à dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti que ocorrerá durante todo o mês de novembro às quintas e sextas-feiras pela Prefeitura de Paranaguá.

O objetivo da campanha, iniciada no dia 20 de setembro, é imunizar 80% das pessoas de 9 a 44 anos que já tomaram a primeira ou a segunda dose da vacina. São necessárias três doses para completar a imunização, caso contrário a imunização não é efetiva para o controle da dengue. A vacina é uma das ferramentas disponibilizadas pela Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (SESA) para que a dengue não vitime mais cidadãos e evite casos graves e complicações provenientes da doença.

De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura de Paranaguá, no Dia “D” todas as unidades básicas de saúde do município ficarão abertas das 8h às 22h para atender aqueles que ainda não tomaram a segunda ou a terceira dose da vacina contra a dengue. As unidades localizadas nas ilhas, comunidades marítimas e rurais, também estão inclusas na campanha.

 


Objetivo é imunizar 80% do público-alvo, pessoas de 9 a 44 anos que já tomaram a primeira ou a segunda dose da vacina

 

O encerramento da campanha seria no dia 27 de outubro, mas devido à baixa adesão da população, a SESA decidiu ampliar as ações até o dia 11 de novembro. Para isso, a 1.ª Regional de Saúde tem realizado as chamadas buscas ativas para localizar as pessoas que já tomaram alguma dose e não procuraram completar a imunização.

Vale lembrar que as três doses no setor privado saem em torno de R$ 1 mil e, em Paranaguá, está sendo aplicada de forma gratuita. Desde junho, nenhum caso de dengue foi confirmado em Paranaguá e, esta baixa dos casos é atribuída, entre outras ações, aos primeiros resultados da vacinação.

 

PÚBLICO ALCANÇADO

Até o fim da tarde de ontem, 7, foram alcançados com a segunda dose da vacina 6.547 pessoas (28,05%). Já com a terceira dose o alcance é maior, 26.378 pessoas (63,82%). Ao todo, foram vacinados 32.925 moradores (50,91%).

 

MUTIRÃO

Paralelo à campanha de vacinação, a Prefeitura de Paranaguá prestará orientações à população sobre a dengue e demais doenças transmitidas pelo mosquito às quintas e sextas-feiras deste mês. O trabalho torna-se necessário para que os moradores tenham conhecimento sobre os locais que podem armazenar água e ser criadouros do mosquito.

De acordo com o secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, o planejamento é fundamental neste momento e o esforço da 1.ª Regional de Saúde em vacinar o público-alvo, com equipes itinerantes em vários pontos com grande concentração de pessoas na cidade.

“Nosso objetivo é que Paranaguá não volte a ter uma epidemia como a que ocorreu em 2016, a qual acabou vitimando 29 pessoas fatalmente em nossa cidade”, frisou o secretário.

 


Prefeitura realizará mutirão para conscientizar moradores às quintas e sextas-feiras deste mês

 

RESTRIÇÕES

A primeira dose da vacina não é mais disponibilizada pela campanha. Pessoas que estão na faixa etária, mas possuem algum problema de saúde ou estão amamentando, por exemplo, precisam ficar atentas às restrições. Não devem tomar as doses gestantes, mulheres que amamentam, pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida, pessoas em tratamento com corticoides em dosagens elevadas e prolongadas e pessoas em tratamento de radioterapia ou quimioterapia.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress