conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Unidades de saúde abrem sábado para vacinação contra a gripe

Pessoas que fazem parte do público-alvo e ainda não se imunizaram podem aproveitar a data

Publicado

em

No sábado, 4, acontece o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Todas as 19 unidades básicas de Saúde e a sede da Secretaria Municipal de Saúde estarão abertas para fornecer a dose da vacina. A campanha, iniciada em 17 de abril e que seria encerrada na sexta-feira, 26, foi prorrogada até 9 de junho.

O Dia D foi definido em reunião realizada no gabinete do secretário municipal de Saúde, Paulo Henrique de Oliveira. Na ocasião, servidores da pasta estavam presentes, bem como representantes da 1.ª Regional de Saúde, como Flávio Frota, chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, e Glauber Fonseca, coordenador da Atenção Básica. “Estamos nos esforçando para conseguir atingir a meta estabelecida de vacinação contra a gripe H1N1, pois essa imunização ajuda a diminuir os riscos de internamentos de pessoas que fazem parte do público-alvo”, destacou o secretário Oliveira.

De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), do início do ano até o dia 19 de maio, o Paraná registrou 66 casos de gripe com dois óbitos, a maior parte causada pelo vírus Influenza A (H3) Sazonal, com 57 registros em 12 Regionais de Saúde. Também foram contabilizados oito casos de Influenza B e um de H1N1. Desde o início de maio, não foram divulgados pela Sesa, através do seu portal de notícias, novos boletins com casos de influenza no Estado.

 

PÚBLICO-ALVO

A Campanha de Vacinação contra a gripe, a qual foi prorrogada até o dia 9 de junho, tem como grupos prioritários crianças de seis meses a quatro anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebês há até 45 dias), pessoas com mais de 60 anos, doentes crônicos (mediante prescrição médica), profissionais de saúde e professores. A formação dos grupos segue  determinação do Ministério da Saúde.

De acordo com o coordenador estadual de Imunização, João Luís Crivellaro, a vacina demora de 10 a 15 dias para garantir imunidade, por isso a campanha é realizada antes da chegada do inverno. “A população deve se dirigir até uma unidade de saúde o mais rápido possível para que quando as temperaturas caírem, todos já apresentem a proteção adequada”, comentou Crivellaro.

Publicidade






Em alta