conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Unidade Avançada do Erasto Gaertner será inaugurada neste mês em Paranaguá

Sessões de quimioterapia já poderão ser aplicadas em fevereiro

Publicado

em

A Unidade Avançada do Hospital Erasto Gaertner está próxima de se tornar realidade em Paranaguá. A data de inauguração do espaço já está marcada para o dia 27 de janeiro. No fim do ano passado, a prefeitura iniciou a triagem dos pacientes, passo fundamental para o início dos atendimentos. Até a entrega do espaço, o local recebe também as últimas adequações na infraestrutura.

Pacientes poderão passar por consultas e por procedimentos oncológicos no município (Foto: Prefeitura de Paranaguá)

Segundo informações divulgadas pela Prefeitura de Paranaguá, devem funcionar na unidade consultas especializadas e de triagem, sessões de quimioterapia oral, acompanhamento pós-operatório, curativos, além de outros serviços de baixa e média complexidade. A previsão é que as aplicações de quimioterapia em pacientes com câncer sejam iniciadas no dia 15 de fevereiro.

“São dois anos de trabalho, idas à capital e Irati para conhecer a unidade avançada já existente e nossa ansiedade está cada vez maior porque sabemos da importância de contar com esse serviço aqui na cidade. Quem tem uma pessoa com câncer na família sabe como é difícil lidar com essa doença e poder contar com o tratamento no próprio município é muito importante. A Unidade Avançada é um presente para Paranaguá”, destacou o prefeito Marcelo Roque.

INVESTIMENTOS E BENEFÍCIOS

A unidade oncológica está localizada ao lado da Secretaria Municipal de Saúde, nas proximidades do Terminal Urbano de Ônibus, no centro da cidade. Para poder realizar os atendimentos especializados, a Prefeitura de Paranaguá investiu R$ 500 mil para adequar o prédio. Além disso, ainda foram aplicados cerca de R$ 1 milhão para aquisição dos equipamentos, que devem seguir especificações do hospital.

A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, observou que a unidade do hospital em Paranaguá traz benefícios tanto para a comodidade dos moradores que não precisarão mais se deslocar para Curitiba, como ainda vai gerar economia ao município.

“Além de proporcionar maior conforto aos pacientes que não precisarão se deslocar até Curitiba, contar com a unidade avançada em Paranaguá é também sinônimo de economia para o município com transporte, kit lanche servido nas viagens, investimento com os acompanhantes desses pacientes, manutenção dos veículos e também para os próprios pacientes e acompanhantes que por vezes acabam tendo gastos enquanto estão na capital”, observa a secretária.

O cirurgião oncologista do Hospital Erasto Gaertner, Romilton Leal, será um dos médicos a atuar na unidade em Paranaguá. Segundo ele, o período de triagem é necessário para verificar cada paciente e quais podem ser atendidos na unidade e os que precisarão continuar o tratamento no hospital. “É de grande importância contar com uma unidade na cidade. Temos experiência em Irati e vemos a satisfação dos pacientes por poderem ter o atendimento perto de suas casas. É também um incentivo para que ele permaneça com seu tratamento. É um ganho muito grande para a população”, frisou Leal.

De acordo com informações divulgadas pela prefeitura, o prefeito Marcelo Roque afirmou que ainda analisa a possibilidade de parceria com o Estado para que a unidade atenda também moradores em outras cidades do litoral do Paraná.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress