conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Sistema de controle do abastecimento de água da Paranaguá Saneamento é um dos melhores do Brasil, aponta especialista

Dr. Peter Cheung destacou investimentos em prol da qualidade de água oferecida pela Paranaguá Saneamento para os cidadãos

Publicado

em

Engenheiro civil, doutor na área e mestre em Tecnologias Ambientais, Peter Cheung, ressalta que  ações já implantadas para controle de perdas beneficiam a qualidade da água e saúde pública

Na tarde de quinta-feira, 12, o engenheiro civil, doutor em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP – São Carlos) e mestre em Tecnologias Ambientais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Peter Cheung, com amplo currículo nacional e internacional na área de pesquisa em saneamento e saúde pública, concedeu coletiva à imprensa local destacando os avanços obtidos no controle do abastecimento e na qualidade da água oferecida pela Paranaguá Saneamento à população. No período da manhã, o estudioso também ministrou palestra para os colaboradores da empresa em torno dos novos avanços que estão sendo implantados no município no tocante ao combate às ligações irregulares, fraudes e utilização de água de poços, algo que prejudica diretamente a saúde pública das famílias que fraudam e de toda a comunidade. 

[videoyoutube]k3gqSCWDm0A[/videoyoutube]

“A nossa preocupação em Paranaguá é com a saúde pública da população e o consumo da água oferecida. Hoje a Paranaguá Saneamento dá início a um grande projeto de controle de perdas no sistema de abastecimento. As primeiras ações foram em obras na parte de perdas reais. Hoje o sistema praticamente é um dos melhores do Brasil em termos de controle de abastecimento de água”, afirma Dr. Peter Cheung. De acordo com o especialista, a empresa está agora dando início ao controle de perdas não-físicas, que é  em torno do combate às fraudes, mais precisamente aos “gatos” realizados na rede de abastecimento.

De acordo com o especialista, as fraudes e ligações não-oficiais realizadas por alguns cidadãos prejudicam a qualidade de água recebida e ameaçam a saúde da população. “Usar água de uma ponteira ou poço você está cometendo um crime. Um dos maiores problemas em torno de saúde pública nesse sentido ligado ao saneamento é que o abastecimento por gato na residência, misturando com água do poço ou contaminando a água, você pode gerar trihalometanos na água que são cancerígenos. A água que vem do abastecimento está clorada, se você mistura com água de poço você gera os trihalometanos”, explica.

“O outro ponto são as doenças de veiculação hídrica. As de contaminação bacteriológicas e por vírus. Todo mundo conhece o rotavírus, que vem da água contaminada, se você usa água de um poço que você acha de qualidade, algo que em Paranaguá vem de lençóis freáticos rasos, você acaba contaminando não só as pessoas que moram com você como também o bairro todo”, explica Dr. Peter. Ele também explica que a ligação irregular por “gatos”, realizando crime não utilizando materiais adequados. “Ali gera um ponto que você pode contaminar todo o sistema de água. A recomendação é que se procure a Paranaguá Saneamento e não cometa este crime, que pode prejudicar a sua família e toda a sociedade”, complementa. 

De acordo com o Doutor em Engenharia, crises hídricas já ocorreram em Paranaguá e reforçam a necessidade do abastecimento com quantidade e qualidade satisfatória. “Sou consultor há um ano e meio da empresa, estou em Paranaguá frequentemente acompanhando este programa, tenho 20 anos trabalhando na área de perdas, tenho livro nesta área e fui professor na UFSC. Prezando pela qualidade da água se beneficia a saúde pública, diminui o número de internações nos hospitais, se possibilita que crianças e pais garantam a sua saúde, não faltem ao trabalho e beneficiem a economia e obtenção de renda”, explica.

A Anvisa e o Ministério da Saúde possuem uma Portaria que obriga qualquer empresa de saneamento a coletar amostras no sistema de abastecimento para garantir segurança e qualidade da água oferecida à população, explica o especialista, algo seguido pela empresa. “O uso indiscriminado de água não-oficial de poços e ligações irregulares é impactante para a população parnanguara, aumenta as internações nos hospitais. E também um dos indicadores de qualidade de vida é uma boa saúde pública, quem ganha consumindo água de qualidade é a população”, finaliza Dr. Peter Cheung, que é também coautor do livro “Perdas de Água: tecnologias de controle”, com currículo nacional e internacional no setor. 
 

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress