conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Secretário de Estado da Saúde acompanha ações no litoral

Mutirão para cirurgia de cataratas deve acontecer em todos os municípios

Publicado

em

Na segunda-feira, 11, o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, esteve em Guaraqueçaba e em Paranaguá para acompanhar algumas das ações na área, as quais estão em andamento no litoral. Uma delas é o mutirão para cirurgia de catarata, realizado no mês passado em Guaraqueçaba, quando 361 pessoas do município e das comunidades próximas passaram pelo procedimento cirúrgico.

O secretário explicou que é necessário fazer esse acompanhamento de perto e que, além das cirurgias, muitos atendimentos foram realizados. “Estamos dando continuidade a um programa vitorioso do Governo do Paraná que pouca gente faz no Brasil, que é o mutirão de eletivas. Já fizemos mais de 70 mil cirurgias e, de cataratas, 35 mil”, mencionou.

O mutirão começou em Guaraqueçaba, mas a tendência é que, em breve, continue em outros municípios do litoral. “Por uma questão de logística começamos por Guaraqueçaba, mas vamos percorrer todos os municípios. em Antonina, por exemplo, já estarão sendo feitas triagem e consultas. Também estamos organizando filas em outros municípios. Em Paranaguá, serão feitas no nosso Hospital Regional”, disse Caputo Neto.

 


Pacientes que passaram pelo procedimento cirúrgico fizeram o acompanhamento

 

INAUGURAÇÕES

O secretário de Estado da Saúde aproveitou a vinda ao litoral para acompanhar as próximas inaugurações que vão favorecer os profissionais de saúde e toda a população. “Devemos inaugurar antes da operação verão a nova Regional de Saúde e a nova Agência de Sangue, foram R$ 4 milhões investidos e haverá mais condições de trabalho para a nossa equipe, com condições de aumentar com mais garantia de qualidade que a gente presta”, afirmou.

Outro investimento que está em fase de conclusão é a nova maternidade anexa ao Hospital Regional do Litoral, também observada pelo secretário, que irá garantir mais 25 leitos. O início da Operação Verão também foi citada, com previsão de um repasse ainda maior para atender às atividades. “Vamos reforçar esse valor financeiro, aumentando também os plantões do nosso Hospital Regional. Também há outras medidas específicas que vamos atendendo à medida que elas chegam, de transporte, reformas etc.”, destacou Caputo Neto.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO

A terceira fase da campanha de vacinação contra a dengue tem início no dia 20 de setembro e também foi lembrada pelo secretário tendo em vista os resultados positivos já observados em Paranaguá. “Desta vez, só poderão ser vacinados aqueles que já tomaram a primeira e a segunda dose da vacina. A terceira dose é para completar o esquema vacinal. Tivemos um ano de 2017 fabuloso, de 10 mil casos caímos para 35 casos e, felizmente, nenhum óbito em todo o Paraná”, ressaltou Caputo Neto. “Cobre por uma boa coleta seletiva de lixo, fazendo aquilo que todo bom cidadão deve fazer, que é colaborar com a saúde pública da coletividade”, acrescentou.

 


Secretário de Saúde estava acompanhado da diretora da 1.ª Regional de Saúde, Ilda Nagafuti

 

NOVOS MUTIRÕES DE CIRURGIA

Algumas outras ações como cirurgias eletivas para outras especialidades estão sendo encaminhadas, como adiantou o secretário. As áreas indicadas foram na otorrinolaringologia, ginecologia e obstetrícia e varizes. “Tem especialidades que é possível fazer como fazemos com a catarata, zerar ou reduzir drasticamente a fila. Algumas são mais complicadas e temos que trabalhar com casos mais graves. Estamos muito atentos porque o litoral do Paraná merece esse carinho”, completou Caputo Neto.

 

 

 

Veja mais fotos na galeria.
(Fotos: Venilton Küchler)

Publicidade






Em alta