A Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) informa a relação dos postos que disponibilizam vacinas. São 12 locais, em todas as regiões da cidade, mas há um calendário específico para aplicação da BCG, tendo em vista que não há possibilidade de abertura de lotes diariamente, já que após abertas elas devem ser aplicadas em seis horas.
Às segundas-feiras, as unidades que oferecem dose de BCG são as do Jardim Iguaçu, Bangu, Colônia e Vila do Povo (que disponibiliza ainda doses de Tríplice Viral e Febre Amarela). Às Terças-feiras é a vez dos postos da Vila Guarani e Vila Garcia.
Nas quartas-feiras, os postos com as doses são os da Ilha dos Valadares e Alexandra (que possui também doses de febre amarela e Tríplice Viral). No Jardim Araçá e na sede da Semsap, as doses estão disponíveis às quintas-feiras. Por fim, nas sextas-feiras, são as do CAIC e Santos Dumont.
A vacina BCG é aplicável em bebês ainda no primeiro mês de nascimento. Ela protege contra a tuberculose e se caracteriza por uma reação no braço da criança, que se transforma em nódulo avermelhado, ferida e cicatriz.
“É um direito das nossas crianças receber gratuitamente as vacinas indicadas no calendário básico. Por isso é importante que os pais fiquem atentos. Aos jovens e adultos é importante que acompanhem as campanhas específicas para aplicação das doses, durante todo o ano”, destacou o secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira.
OUTROS DIAS E VACINAS
Outras vacinas estão disponível nas unidades de segunda à sexta-feira, dentro do calendário estabelecido para o ano inteiro. São elas: Hepatite A e B, Pentavalente (Hepatite B, Difteria, Coqueluche, Tétano, Haemophilus B – vírus que transmite meningite do tipo B), Poliomielite, Rotavírus Humano, Pneumocócica (Pneumonia), Meningocócica (Meningite), Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) e Dupla Bacteriana.
Ainda há as vacinas adicionais, como a Influenza Sazonal (Gripe H1N1), Multivacinação (para colocar em dia a carteira vacinal) HPV e dengue (a cada 6 meses). Há também a Antirrábica, que está disponível apenas na sede da Semsap, na avenida Gabriel de Lara, tendo em vista a obrigatoriedade de notificação por parte da Vigilância Epidemiológica.
Da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Paranaguá