Mais uma vez a Secretaria Municipal de Saúde está intensificando o chamamento para exames preventivos de mama e colo de útero. A enfermeira do Centro de Referência de Saúde da Mulher, Luciane Tavares, salientou que a intensificação ocorrerá durante todo o mês de abril. “Dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher e o município sempre faz atividades para a comemoração e intensifica essas ações de saúde, mas como foi realizada a campanha de vacinação contra a dengue em março, junto à Secretaria de Saúde preferimos focar na vacina naquele mês e, agora em abril abrimos essa intensificação para chamar as mulheres para os exames preventivos”, explicou.
Durante o mês ocorrerá a intensificação tanto do preventivo de colo como o exame clínicos de mamas e mamografia. “Em outubro, ocorre a campanha e muitas mulheres procuram para fazer os exames, mas em dezembro, janeiro e fevereiro, essa procura pelo preventivo caiu e a procura está muito baixa. Lembrando que a população pode procurar qualquer unidade básica de saúde para agendar o seu exame”, orientou. “Muitas mulheres continuam morrendo de câncer de mama e de colo e vemos nossa população feminina não procurar o serviço, que é gratuito e muito importante”, enfatizou.
É possível ter informações na unidade básica de saúde sobre os exames. “A mulher pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e se informar sobre as datas de ações de intensificação, quais os dias a mais que a unidade estará ofertando. Ela poderá procurar pelo exame preventivo de colo se ela não estiver em dia com seu exame, exame clínico de mamas para mulheres acima de 40 anos e a mamografia de rotina para mulheres acima de 50 anos”, informou. “A mamografia de rotina acima dos 50 anos também chamada de rastreamento é feita a cada dois anos, caso a mulher não apresente qualquer problema”, observou.
Mulheres abaixo dessas idades também poderão fazer mamografia ou outros exames, caso o médico ache necessário. “O médico avaliará qual exame será pedido. Não significa que abaixo dos 50 anos a mulher não fará o exame, o SUS regula isso. Se a mulher tem mãe, irmã ou um homem na família que tenha ou teve câncer de mama ou se ela apresenta algum problema na mama o médico verificará qual exame se enquadra no caso e fará o pedido”, esclareceu.
CRONOGRAMA
O exame preventivo e clínico de mamas acontece toda quarta-feira, no Centro de Referência a Saúde da Mulher, das 8h às 12h.
Nos dias 13, 18, 20, 25 e 27 serão realizados na Unidade de Saúde, no Jardim Araçá.
Nos dias 17, 19, 24 e 26, na unidade de saúde em Alexandra, das 8h às 11h e das 13h às 16h30.
Nos dias 13, 20 e 27, na unidade de saúde, na Unidade de Saúde do Jardim Santos Dumont, das 13h às 16h30.
Dia 18, na Unidade de Saúde, no Jardim Iguaçu, das 8h às 16h.
Dia 17, na Unidade de Saúde, na Vila Guarani, das 8h às 16h.
Dia 20, na Unidade de Saúde Rodrigo Gomes, na Ilha dos Valadares, das 8h às 16h.
Dias 13 e 20, na Unidade de Saúde, na Vila Garcia, das 8h às 16h.
Dia 28, na Unidade de Saúde, na Vila do Povo, das 8h às 16h.
Dia 19, na Unidade de Saúde Norberto Costa, Ilha dos Valadares, das 8h às 16h
Dias 19 e 26, na Unidade de Saúde, no Caic, das 8h às 16h.
Dias 13, 17, 19, 24, 25 e 27, na Unidade de Saúde Bangu, das 7h30 às 9h30.
Nos dias 13, 18, 20, 25 e 27, na Unidade de Saúde, na Serraria do Rocha, das 8h às 16h.
Dia 29 de abril, sábado, as unidades básicas de saúde estarão abertas para o Dia D de intensificação.