Representantes da Secretaria Estadual de Saúde e do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) se reuniram para discutir assuntos referentes ao cenário da Influenza no Estado. Na reunião, foi destacada a importância do uso precoce do medicamento Oseltamivir, também conhecido pelo nome comercial Tamiflu, para o tratamento da gripe.
“O Conselho Regional de Medicina do Paraná, preocupado com o aumento no número de casos de Influenza, se uniu à secretaria para alertar médicos e demais profissionais da saúde sobre o diagnóstico e a prescrição rápida do medicamento”, diz o presidente do CRM-PR, Luiz Ernesto Pujol.
“O medicamento deve ser receitado logo após o diagnóstico clínico da Influenza, mesmo sem o resultado dos exames laboratoriais”, ressalta a chefe do Centro Estadual de Epidemiologia, Júlia Cordellini.Segundo ela, uma receita simples do médico permite acesso ao medicamento gratuitamente na rede pública de saúde.
Para enfatizar essas informações, o CRM-PR e a Secretaria da Saúde organizaram a gravação de um vídeo que será disponibilizado on-line a partir desta semana no site das instituições. O material servirá como um reforço para as informações contidas em notas técnicas, protocolos e boletins da gripe divulgados pela secretaria.
As gravações salientam aos médicos paranaenses a necessidade de estar atentos aos sinais de quadros de síndromes gripais e a utilização do antiviral nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas. “Desse modo, será reduzida a possibilidade de agravos que levam a Síndromes Respiratórias Agudas Graves e demandam internamento”, diz Júlia.
Devido ao período com temperaturas mais baixas no Sul do País e a frequência maior de vírus respiratórios, Júlia também destaca a importância de os médicos orientarem os pacientes sobre a necessidade da prevenção por meio da higiene pessoal e do arejamento dos ambientes.