conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Prefeitura realiza abertura das ações do Outubro Rosa

Evento acontece na terça-feira, 1.º, no Centro de Referência de Saúde da Mulher

Publicado

em

Neste mês de outubro, várias ações serão realizadas em todo o País para conscientizar as mulheres sobre a importância do controle do câncer de mama. A campanha Outubro Rosa foi criada na década de 1990 com o objetivo de compartilhar informações sobre a doença e também proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico.

Por isso, a Prefeitura de Paranaguá realiza na terça-feira, 30, a solenidade de abertura do Outubro Rosa no município, com o anúncio dos serviços que serão disponibilizados às mulheres nas unidades de saúde. Segundo a prefeitura, o evento será realizado em frente ao Centro de Referência de Saúde da Mulher, próximo ao Terminal Urbano de Ônibus, a partir das 8h30.

“Buscando levar conscientização e aumentar o índice de exames para prevenir câncer de mama e no colo do útero, a Secretaria Municipal de Saúde inicia intensa programação neste mês para marcar o Outubro Rosa”, divulgou, em nota, a Prefeitura de Paranaguá. Durante todo o mês de outubro, serão oferecidos os exames preventivos e clínicos de mama, em todas as unidades de saúde.

QUANDO FAZER OS EXAMES

Câncer de mama e colo de útero são doenças que podem ser tratadas e ter fatores de risco diminuídos

De acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), de janeiro a junho de 2018, foram realizados mais de 170 mil mamografias e 316 mil exames preventivos de câncer de colo de útero no Estado. Para oferecer os testes, o Paraná conta com 161 mamógrafos distribuídos em todas as 22 Regionais de Saúde.

A orientação é para que mulheres de 50 a 69 anos procurem fazer a mamografia a cada dois anos. Fora da faixa etária e periodicidade, o exame é recomendado somente para mulheres com sinais ou sintomas de câncer de mama, como nódulo, retração do mamilo e outros; ou com histórico familiar em parente de primeiro grau, como mãe, irmã ou filha.

Quanto ao câncer de colo de útero, a recomendação é que seja realizado o preventivo em todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual. Os dois primeiros exames com intervalo de um ano e, se os resultados forem normais, os próximos podem ser realizados a cada três anos. O preventivo é a principal estratégia para detectar lesões e fazer o diagnóstico precoce da doença.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress