A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, está desenvolvendo em Paranaguá o Centro de Avaliação Psicoeducacional (CAPS). Conforme a secretária de Educação, Vandecy Dutra, o local será voltado preferencialmente para as crianças da rede municipal infantil. “O atendimento será voltado a crianças com distúrbio, transtornos de aprendizagem e algum tipo de deficiência como auditiva, visual, intelectual ou neuromotora”, comentou.
Esses casos que chegam à rede municipal serão investigados e posteriormente encaminhados ao Centro. “Os profissionais da escola fazem uma avaliação no contexto escolar. Essa avaliação vem para a Secretaria de Educação, a qual realiza a triagem dessas crianças e encaminha a esse centro que, por sua vez, chamará a criança para toda a avaliação psicoeducacional”, informou.
Com isso, será possível, segundo Vandecy, ter o diagnóstico e saber qual o melhor atendimento para a criança na rede municipal de ensino. “Mas somente isso não basta porque não adianta apenas fazer a avaliação e depois os responsáveis pela criança precisarem levá-la a lugares diferentes, por exemplo, um neurologista em um local, psicólogo em outro, fonoaudiólogo em um terceiro ambiente que, muitas vezes, são distantes um do outro ou mesmo em atendimentos em Curitiba. Por isso, no centro os especialistas estarão todos no mesmo local”, afirmou.
“No mesmo espaço atenderemos as famílias que participam do projeto que temos com crianças com espectro autista. Esse atendimento com rodas de conversas com os pais já ocorre, mas passará a ser realizado também no Centro”, ressaltou. O projeto da Secretaria de Educação iniciou este ano. São aproximadamente 60 crianças com autismo e 72 professores de apoio na rede municipal de ensino para que atendam individualmente essas crianças, além do professor regular. O centro deve ser inaugurado até setembro. O local já está em fase de locação.
Atendimento será voltado a crianças com distúrbio, transtornos de aprendizagem e algum tipo de deficiência como auditiva, visual, intelectual ou neuromotora
O secretário municipal de Saúde, Paulo Henrique de Oliveira, destacou a importância da parceria. “Em breve será inaugurado o centro em parceria com a Secretaria de Educação e será algo de grande importância que visa a atender principalmente as crianças da rede municipal de ensino. A Secretaria de Saúde entrará com os profissionais da área de saúde mental. Será algo de relevância para a cidade e as crianças”, salientou.