conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Paranaguá tem quatro notificações de Zika

Sintomas da doença são semelhantes aos da dengue

Publicado

em

De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, Paranaguá registrou da 31.ª semana de 2016 até a 16.ª semana de 2017 – de agosto de 2016 a 25 de abril de 2017 – um caso de zika vírus e quatro notificações da doença. O número aparentemente baixo não descarta a necessidade de cuidados já que o caso confirmado é autóctone. Paranaguá é a única cidade no litoral que apresentou caso. Os dados apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde correspondem a pessoas que procuraram atendimento médico em decorrência dos sintomas.

Uma das estratégias para contribuir com o enfrentamento ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya é a realização de ciclos de visitas a todos os domicílios para eliminação de focos do Aedes aegypti. Dos 399 municípios do Estado, 381 realizaram as vistorias nos meses de janeiro e fevereiro de 2017. O volume representa 95% das cidades do Paraná. Em Paranaguá, visitas ocorrem com frequência para conversar com moradores e verificar a possível existência de criadouros do mosquito transmissor do Zika vírus, dengue e Chikungunya.

Em novembro de 2016, a Secretaria estadual da Saúde confirmouo primeiro caso de microcefalia causada por infecção congênita por zika vírus no Paraná, registrado no município de Cascavel, na região oeste. “A confirmação reforça o alerta para o controle da infestação do Aedes aegypti, mosquito que, além do zika vírus, transmite também a dengue, chikungunya, febre amarela e outras doenças”, destacou a Sesa.

 

O ZIKA

Conforme o Ministério da Saúde, a febre por vírus Zika é descrita como uma doença febril aguda, autolimitada, com duração de três a sete dias, geralmente sem complicações graves, porém há registro de mortes e manifestações neurológicas, além de causar a microcefalia. O paciente suspeito apresenta exantema maculopapular pruriginoso acompanhado de dois ou mais dos seguintes sinais e sintomas: febre ou hiperemia conjuntival sem secreção e prurido ou poliartralgia ou Edema periarticular

Os sintomas são semelhantes aos de outras infecções por arbovírus, como a dengue, e incluem febre, erupções cutâneas, conjuntivite, dores nos músculos e nas articulações, mal-estar ou dor de cabeça. Estes sintomas são, normalmente, ligeiros e duram três a sete dias.

Publicidade


Em alta