conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Outubro Rosa possui extensa programação em Paranaguá

Outubro Rosa têm extensa programação nas unidades de saúde. Prefeitura iluminou passarela da Ilha dos Valadares com foco no mês dedicado à saúde da mulher (Foto: Ronaldo Damasceno/Secom/PMP)

Publicado

em

Palestras, exames e atendimento em horário estendido fazem parte da programação do mês dedicado à saúde da mulher

No dia 1.º de outubro, o prefeito Marcelo Roque, em uma solenidade em frente ao Centro de Referência de Saúde da Mulher, deu início à programação do Outubro Rosa em Paranaguá. Segundo a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap), o mês é dedicado à saúde da mulher, com atividades de conscientização e realização de coletas de preventivos (Papanicolau) e exames clínicos de mama.

 “Com o Outubro Rosa as mulheres têm mais uma oportunidade de buscar prevenção. É importante que qualquer tipo de câncer seja descoberto na fase inicial, para que as chances de cura sejam maiores e o tratamento não seja tão agressivo, o que faz sofrer não só o paciente, mas também toda a família que acompanha isso bem de perto. Peço às parnanguaras que procurem nossas unidades de saúde não só em outubro, para buscar informação e fazer os exames”, afirma o prefeito Marcelo Roque.

A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, destacou que todas as unidades de saúde estão preparadas para atendimento às mulheres durante o mês de outubro e em outros meses do ano. “Muitas das unidades estão com decoração na cor rosa para chamar a atenção das pacientes para a importância de se cuidar, de se prevenir ou ter o diagnóstico precoce, o que vai determinar o sucesso do tratamento. Peço a nossa população feminina que se cuide. Temos todas as ferramentas para detectar a doença e encaminhar o tratamento”, destaca.

 “Com o Outubro Rosa as mulheres têm mais uma oportunidade de buscar prevenção. É importante que qualquer tipo de câncer seja descoberto na fase inicial, para que as chances de cura sejam maiores", afirma o prefeito Marcelo Roque

“Todas as unidades básicas de saúde, incluindo as que atendem com horário estendido, contarão com atividades para conseguir aumentar a adesão pelo público feminino, buscando reduzir os casos dos dois tipos de câncer que mais acometem as mulheres: mama e colo de útero”, informa a assessoria da prefeitura.

De acordo com o município, já na abertura do Outubro Rosa foram oferecidos serviços à população feminina durante o dia inteiro e realização de exames clínicos de mama e coleta de preventivo do colo de útero. “A passarela para a Ilha dos Valadares foi um dos monumentos iluminados na cor rosa para marcar a ação realizada. Algumas unidades básicas também estão adotando a mesma medida”, explica a assessoria.

AÇÕES O ANO TODO COM FOCO NA SAÚDE DA MULHER

Segundo a assessoria, ações de combate e prevenção ao câncer de mama e no colo de útero são realizadas durante o ano todo, independente do Outubro Rosa. “As medidas se acentuam no mês de outubro por conta de ser tradição na sociedade e com o aumento da sensibilização é comum haver maior procura pelos serviços. São oferecidos na rede municipal de saúde preventivos de colo de útero (Papanicolau) e mamografias, além dos exames clínicos de mamas”, explica a Semsap.

Nesse sentido, o Centro de Referência de Saúde da Mulher é essencial para atendimento a cidadãs parnanguaras que necessitam de atendimento especializado na área de ginecologia. “A equipe é treinada para atender mulheres que tenham suspeita de câncer e outros tipos de doenças e fazem o encaminhamento necessário para tratamento e acompanhamento”, detalha a assessoria.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO OUTUBRO ROSA:

Dia 23 – Unidade de Saúde Flora das Neves – Nova Brasília (Ilha do Mel) -campanha de preventivo e exame clínico da mama o dia todo, das 8h às 16h, com palestra e orientações.

Dia 17 – Bairro Vila Santa Maria (Pastoral da Criança) – campanha de preventivo e exame clínico da mama o dia todo, das 8h às 16h, com palestra e orientações.

Dias 18 e 19 – Unidade de Saúde Emir Roth (Ilha dos Valadares) – campanha de preventivo e exame clínico da mama o dia todo, das 8h às 16h.

Dia 23 – Unidade de Saúde Norberto Costa – campanha de preventivo e exame clínico da mama o dia todo, das 8h às 16h, e roda de conversa no dia 30 de outubro – com o tema câncer de mama e de colo.

Dias 14 a 19 – Unidade de Saúde Santos Dumont – campanha de preventivo e exame clínico da mama das 8h às 16h, com palestras e orientações.

Outras ações:

Durante o mês, a unidade de saúde do CAIC realizará palestras, coleta de preventivo e exame clínico da mama.

Dias 18 de outubro palestra sobre tema relacionado ao câncer de mama e preventivo na unidade de saúde Divineia ;

De 8 a 19 – Unidade de Saúde Alexandra terá Exposição de fotos e Testemunhos de mulheres que superaram o câncer, dia de beleza, palestras.

Dia 17 – Unidade de Saúde Vila Garcia – serão realizadas diversas atividades como palestra, roda de conversa e orientações;

Dia 17 – palestra câncer de mama; Dia 24 – vacina do HPV. Coleta de preventivos e exame clínico da mama por livre demanda todos os dias, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Dia 16 – Palestra na Unidade de Saúde do Porto Seguro, com o Instituto Peito Aberto.

De 21 a 25 de outubro – Unidade de Saúde Vila Guarani – campanha de preventivo e exame clínico, das 8h às 16h, com palestra e orientações.

Unidades com horário estendido

Será realizada coleta também no horário estendido, nas seguintes unidades e dias, das 18h às 22h:

Unidade de Saúde Emir Roth – Ilha dos Valadares – Dias 16, 23 e 30.

Unidade de Saúde Vila do Povo – Dia 25.

 

Com informações da Prefeitura de Paranaguá

 

Publicidade






Em alta