Ciência e Saúde

Novo prédio em Paranaguá atrai mais doadores de sangue

Espaço ficará aberto nos próximos sábados para intensificar coletas no inverno

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue, o Hemepar de Paranaguá, mudou para o novo prédio na Avenida Gabriel de Lara há quase três meses e já pode comemorar as mudanças. De cara nova, com mais salas, mais profissionais e mais fácil de ser encontrada pela população, a unidade viu a procura pelas doações de sangue aumentar. O espaço funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 15h30 para coletas.

A diretora da Unidade de Paranaguá, Elizabeth de Fátima Rosa, afirmou que o prédio atendeu todas as expectativas. “Paranaguá estava precisando, estávamos em um espaço improvisado que já havia sido sede de diversos outros serviços e agora estamos bem localizados, bem visível, de fácil acesso e com estacionamento próprio”, disse.

Todos esses fatores contribuíram para atingir um estoque considerável de bolsas de sangue para os pacientes que necessitam. “Tivemos um bom aumento. Muitas pessoas passavam e não nos viam porque ficávamos escondidos, por isso onde estamos agora ficou muito bom”, atribuiu Elizabeth.

 

foto%201(24)
Diretora da Unidade de Paranaguá, Elizabeth de Fátima Rosa, e a médica da unidade, Denise Ivamura, convidaram a população para doar sangue

 

A média de atendimentos diários neste mês de julho tem sido de 15 doadores. A tendência no inverno é cair o número de doações, o que atrapalha todo o trabalho realizado pelo Hemepar. Por isso, nos quatro próximos sábados, a unidade de coleta de Paranaguá ficará aberta das 8h às 11h15 para incentivar aqueles que não podem comparecer entre segunda e sexta-feira. “No período da tarde, nestes sábados, faremos a coleta destinada, que são para igrejas e empresas que já estão agendadas”, contou a diretora.

BENEFÍCIOS DO DOADOR

Os doadores de sangue regulares, ou seja, homens que fazem quatro doações ao ano e mulheres que procuram pelo Hemepar três vezes ao ano, têm direito à carteirinha do doador, o que traz diversos benefícios. No Paraná, um deles é o direito de meia-entrada em todos os locais públicos de cultura, em casa de diversões, espetáculos, praças esportivas e similares, cinema, esporte e lazer.

Para isso, basta apresentar a carteirinha de doador, que é retirada nas unidades de coleta após o número exigido de doações de sangue. “A inscrição em concursos públicos e vestibulares é gratuita para doadores. A carteirinha tem validade de um ano”, informou Elizabeth.

Para ser doador é preciso:

Estar em boas condições de saúde;

Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal);

Pesar no mínimo 50 Kg;

Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação);

Apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

 

foto%202(25)
Estar em boas condições de saúde e ter entre 16 e 69 anos são alguns dos requisitos para se tornar doador

Novo prédio em Paranaguá atrai mais doadores de sangue

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.