A Superintendência de Vigilância em Saúde, na qual o Departamento de Dengue é vinculado, informa que não recebeu nenhuma denúncia referente ao local do Jardim Iguaçu citado no vídeo de uma ONG. A situação será investigada para apurar se houve alguma falha em relação ao caso, tendo em vista que deveria ser feita a orientação adequada às moradoras quanto à analise do local citado para confirmar se havia larva do transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A orientação deveria ser oferecida no próprio local, bem como o encaminhamento. E também, eliminar o criadouro e limpá-lo com água e sabão para acabar com possíveis ovos do mosquito Aedes Aegypti que existam no recipiente.
As equipes do Departamento da Dengue no momento estão trabalhando nos pontos mais críticos apontados pelo Lira (Levantamento Rápido de Infestação do Aedes Aegypti), em vários locais da cidade. Quando há denúncia são deslocados dois agentes comunitários de endemias para verificar a situação e fazer a coleta de larvas para serem analisadas no Laboratório da Prefeitura de Paranaguá. Uma equipe já atua na região, beneficiando os bairros Jardim Iguaçu, Vila Marinho e Jardim Figueira.
O Departamento da Dengue esclarece ainda que em momento algum dificulta as vistorias, muito pelo contrário. Precisa desse apoio da população prestando denúncias de pontos com possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti e também auxiliando na retirada, tendo em vista que esse combate é uma responsabilidade não só do poder público municipal, mas sim de toda a população de Paranaguá.
Vale lembrar que a Secretaria Municipal de Saúde tem um canal aberto para a população realizar denúncias, críticas e sugestões, que é a Ouvidoria, localizada na rua João Eugênio, no Centro de Paranaguá (Edifício Mário Manoel das Dores Roque). Ou ainda, pelo telefone (41) 3420-2806.