conecte-se conosco

Ciência e Saúde

No primeiro dia de campanha 3.020 pessoas foram vacinadas contra a Dengue

Moradores em Paranaguá, com idade entre 9 e 44 anos, podem procurar os postos de vacinação

Publicado

em

No sábado, 13, iniciou a Campanha de Vacinação contra a Dengue em Paranaguá. Nas unidades de saúde na Serraria do Rocha, Jardim Araçá, Vila Garcia, Ilha dos Valadares, Centro de Referência à Dengue (CRD), Centro Municipal de Diagnóstico (CMD) e Secretaria Municipal de Saúde estão sendo oferecidas as vacinas para o público-alvo com idade entre 9 e 44 anos, 11 meses e 29 dias. Para que as pessoas não necessitem enfrentar filas, foi criado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) o endereço eletrônico oficial, no qual as pessoas podem fazer um pré-cadastro e ir ao local indicado para receber a dose.

A diretora da 1.ª Regional de Saúde da Sesa, Ilda Nagafuti, informou que no primeiro dia de campanha foram vacinadas 3.020 pessoas contra a dengue. “Nossa expectativa é que o número de pessoas que fazem parte do público-alvo aumente cada vez mais”, observou. “As pessoas que fizeram o pré-cadastro chegam ao local, esse cadastro é localizado e já são vacinadas sem precisar enfrentar filas”, observou. De acordo com Ilda, existe uma articulação com as empresas em Paranaguá para a realização do pré-cadastro dos seus colaboradores e o agendamento na sequência para agilizar essa vacinação dos funcionários.

 

 

A diretora ressaltou que são três doses, com intervalo de seis meses para as aplicações. A primeira em agosto de 2016, a segunda em fevereiro de 2017 e a terceira em agosto de 2017. “Não devem tomar a vacina gestantes, mulheres que amamentam, pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida, pessoas em tratamento com antibióticos e corticoides em dosagens elevadas e prolongadas, pacientes que estejam fazendo radioterapia e quimioterapia, pessoas em estado febril”, orientou. Outra dica repassada pela profissional é com relação à roupa. “É interessante que as pessoas procurem a unidade para se vacinar com roupas mais fáceis para a aplicação, por exemplo, blusa de manga curta e, devido ao frio, um casaco fácil de ser retirado pode ser usado por cima. É apenas uma sugestão para que a pessoa que tomará a vacina sinta-se mais à vontade”, aconselhou. “A vacina é segura e eficaz, passou por 20 anos de pesquisas e estudos que demonstraram proteção de 93% contra a dengue grave e redução de 80% das internações pela doença”, esclareceu.

Para tomar a vacina, é necessário que o interessado apresente um documento de identificação oficial e comprovante de residência.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress