conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Mutirão contra a Dengue continua hoje em Paranaguá

Equipes vistoriam quintais e recolhem objetos que acumulam água

Publicado

em

A Prefeitura de Paranaguá, em parceria com a 1.ª Regional de Saúde, começou ontem, 27, um mutirão contra a dengue. A operação, intitulada "Aqui não! Paranaguá contra a dengue, Zika e chikungunya", será finalizada na tarde de hoje nos bairros Vila Garcia, Alexandra, Jardim Iguaçu, Vila Nova Primavera, Ilha dos Valadares, Parque Agari e Emboguaçu.

A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Cleide de Oliveira, disse que houve um sinal de alerta para intensificar as ações de combate. “Através de equipes de epidemiologia, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), detectamos um aumento de infestação do Aedes Aegypti em Paranaguá e esta atitude busca evitar a volta da epidemia. Cada cidadão tem que ter responsabilidade social perante a sua residência e cobrar de seus vizinhos e familiares a eliminação constante de possíveis criadouros”, alertou a profissional.

AÇÃO CONTÍNUA

De acordo com o secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, os bairros elencados para essa etapa são apenas alguns que serão contemplados, já que a ação tende a continuar no próximo mês. "A operação continuará durante todas as quintas e sextas-feiras de maio. Após a realização da ação desta semana, iremos alcançar as localidades vizinhas aos bairros já contemplados, fazendo um cerco à proliferação do mosquito Aedes Aegypti", explicou.

O prefeito Marcelo Roque acompanhou parte do mutirão na Ilha dos Valadares e frisou a importância da população neste processo. "A população precisa colaborar conosco nesta força-tarefa contra a dengue, permitindo a entrada dos agentes e funcionários, que irão retirar possíveis criadouros da área interna das residências, principais pontos de proliferação observados pelos técnicos da 1.ª Regional de Saúde em Paranaguá. Cerca de 300 pessoas estão envolvidas nesta operação conjunta entre Estado e município. Determinamos a participação de todos nossos secretários e comissionados”, afirmou.

O prefeito destacou, ainda, que a epidemia de dengue pode novamente assolar os moradores e, por isso, é preciso continuar a prevenir o avanço da doença. “Paranaguá não pode viver novamente a epidemia de dengue que ocorreu em 2016. O índice de criadouros é preocupante e estamos largando na frente em todo o Paraná neste trabalho de prevenção", salientou Marcelo Roque.

 

PREVENÇÃO

O objetivo da ação é conscientizar os moradores sobre a importância de prevenir as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti e recolher dos quintais objetos que possam se tornar criadouros do mosquito. Além dos funcionários da área de saúde, participam do mutirão a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Guarda Civil Municipal e Secretaria de Urbanismo.

De acordo com informações das equipes que participam da operação, o intuito é aplicar a bomba costal após a remoção dos criadouros para que o trabalho seja completo. Em Paranaguá, a proliferação do mosquito se deu de forma atípica, mais rápida que em outras regiões do País. Por isso, a necessidade de continuar com os trabalhos de conscientização e limpeza mesmo em períodos mais frios.

Publicidade


Em alta