conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Litoral ganha nova sede da 1.ª Regional de Saúde

Autoridades estaduais e municipais frisaram a importância do enfoque na área

Publicado

em

Os sete municípios no litoral paranaense ganharam uma nova sede da 1.ª Regional de Saúde. O local está situado na Avenida Gabriel de Lara, no antigo Hospital Infantil Antônio Fontes, ao lado da Secretaria Municipal de Saúde. O prédio foi remodelado, mas suas características originais foram preservadas.

Autoridades de saúde municipais e estaduais marcaram presença e comemoraram também a entrega de duas ambulâncias para o Samu Litoral e também a nova sede do Hemonúcleo, já entregue no ano passado.

Ao todo, a Regional de Saúde tem agora dois mil metros quadrados de área, com auditórios, sala para videoconferência, salas para capacitação de profissionais, laboratórios e um espaço melhor para atender aqueles que recebem os medicamentos da Farmácia Paraná.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, comemorou a entrega da nova sede e evidenciou a parceria entre Estado e município.

“Vemos que tudo está bem moderno, a coleta de sangue, a Farmácia Paraná, um auditório maravilhoso, tudo isso ao lado da nossa secretaria. A parceria vai continuar firme e forte. Agradeço ao Governo de Estado não só pelo que tem feito a Paranaguá, como para todo o litoral, os investimentos estão acontecendo em cada município”, relatou Marcelo.

No entanto, o prefeito salientou a necessidade de atenção à saúde, como setor primordial para a qualidade de vida dos cidadãos.

“Temos obras saindo do papel, mas a obra mais importante é a da saúde, porque sem saúde não fazemos nada. Nossa equipe tem feito um trabalho maravilhoso, estamos fazendo a manutenção de todos os postos de saúde e temos uma reforma quase pronta do CME, melhorando assim a qualidade do atendimento para a nossa população. Os índices mostram que melhoramos e que podemos melhorar ainda mais em 2018, contamos ainda mais com esse olhar clínico do Governo do Estado”, frisou o prefeito Marcelo Roque.

CONQUISTAS

O secretário de Estado de Saúde, Michele Caputo Neto, citou o que a entrega da nova Regional representa

“Economia, porque a antiga era alugada. Qualidade no atendimento, porque as condições são muito melhores e também uma condição de trabalho muito superior para os nossos servidores. Também trazemos um prédio histórico que abrigou durante muitos anos o Hospital Infantil, que quando nós pegamos estava abandonado”, disse.

Segundo o secretário, é beneficiado também quem se utiliza da Farmácia Popular e aqueles que se dedicam a doar sangue no Hemonúcleo, ambos deram um salto em qualidade e abrangência. A Farmácia Paraná em Paranaguá agora tem dois consultórios farmacêuticos, mais guichês de atendimento para atender a demanda de entrega de medicamentos de alto custo e uso contínuo. A estrutura ainda abriga a central de distribuição de medicamentos básicos e vacinas para as prefeituras da região.

“São 2.500 pessoas atendidas pela Farmácia Paraná aqui no litoral, que vão ter melhores condições de atendimento e acessibilidade. O hemonúcleo também dobrou a capacidade de captação de bolsas de sangue”, destacou Michele.

A diretora da 1.ª Regional de Saúde, Ilda Nagafuti, afirmou que a nova sede é a concretização de um sonho. “Ter um local nosso acho que é a sensação de ter a nossa casa própria, que é muito mais ampla e aconchegante para os nossos usuários e parceiros da secretaria municipal de Saúde”, declarou Ilda. O local ainda terá laboratórios de entomologia e futuramente terá instalado um laboratório de águas. 
O litoral ainda foi contemplado, durante a solenidade, com duas ambulâncias para o Samu.

NOVIDADES

Durante o evento, foi anunciado que a Maternidade anexa ao Hospital Regional do Litoral será entregue em breve. Estima-se que em cerca de 60 dias as obras já estejam finalizadas. Além disso, ainda há o intuito, por meio de parceria entre Estado e município, em trazer uma unidade descentralizada do Hospital Erasto Gaertner para o tratamento de pacientes oncológicos. Hoje, estes pacientes, que não possuem plano de saúde, precisam se deslocar até Curitiba para sessões de radioterapia e quimioterapia.

 

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress