conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Hemepar está em novo endereço

Com mais espaço, equipe estende o convite para que a comunidade doe sangue

Publicado

em

O Hemepar de Paranaguá está funcionando em novo endereço. O novo prédio fica ao lado da Secretaria Municipal de  Saúde, na Avenida Gabriel de Lara, e conta com mais espaço, dando oportunidade para melhor atender aos doadores.

De acordo com a responsável pela unidade de Paranaguá, Elizabeth de Fátima Rosa, de 8 a 20 pessoas têm procurando o Hemepar todos os dias para fazer doação. É um número perto do que seria o ideal para estocar as bolsas de sangue.

Diferente do que muitas pessoas possam imaginar, nem todos os sangues coletados resultam em bolsas para serem doadas. O Hemepar necessita de, no mínimo, 15 bolsas por dia para atender à demanda, a qual é imprevisível.  

Vários fatores contribuíram para reduzir a queda na estatística de doação de sangue, segundo Elizabeth. Um deles é a questão da epidemia da dengue por deixar a pessoa debilitada. O outro é o aumento no número de casos de sífilis no município. Por mês, são diagnosticados, em média, cinco casos entre doadores que passaram pelo Hemepar.

De acordo com a bioquímica Eliete Wolinsk, todas as pessoas que fazem a doação de sangue, passam antes por um teste de hemoglobina para saber se o doador tem anemia. Ela também destaca que é coletada uma pequena amostra para saber a qualidade do sangue. Nesse exame, são identificadas as possíveis doenças do doador. “Existe um rigoroso controle de qualidade”, reforça.

Ewerton Costa, de 20 anos, doou sangue pela primeira vez esta semana. O jovem contou que se sentiu motivado no colégio através do coordenador do curso técnico em Recursos Humanos. “O professor Wellington Frandji é o nosso coordenador do curso no Instituto de Educação. Ele nos incentivou no início das aulas. Eu sempre tive vontade de doar, mas desta vez tive um bom incentivo”, contou o estudante.

 


Equipe é formada por 15 funcionários que atuam das 8h às 17h

 

O Hemepar de Paranaguá funciona das 8h às 17h, possui uma equipe composta por 15 funcionários e dois médicos. Para manter o estoque adequado do banco de sangue, são necessárias muitas doações. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano. Homens podem doar sangue a cada 60 dias e no período de 12 meses até quatro doações e mulheres em um intervalo de 90 dias e no período de 12 meses até 3 doações. Pessoas de 16 a 18 anos podem doar desde que estejam acompanhadas pelos pais ou por um responsável legal.

 

Publicidade






Em alta