O Governo do Estado está realizando no litoral do Paraná o Mutirão de Cirurgias. Em Guaraqueçaba, foram 361 procedimentos cirúrgicos de Catarata e 1.217 pessoas atendidas. Para a realização desta iniciativa o investimento do Estado foi de R$ 250 mil. Ao todo, nos dois anos de realização do programa, já foram investidos R$ 60 milhões, o que representa mais de 66 mil procedimentos nas áreas de ortopedia, ginecologia, otorrinolaringologia, cirurgias de catarata, hérnia de disco, vasculares e outros. As cirurgias eletivas são procedimentos não emergenciais, ou seja, a pessoa que precisa operar não apresenta risco de vida, mas a situação enfrentada compromete sua qualidade de vida.
A diretora da 1.ª Regional de Saúde, Ilda Nagafuti, disse que o mutirão ainda será realizado nas demais cidades litorâneas. “Em Antonina e Morretes está previsto para ocorrer no mês de setembro. Para esses dois municípios, a ação será centralizada em Antonina, ou seja, pacientes dos dois municípios serão atendidos na mesma cidade”, informou. Ilda disse que, em seguida, Matinhos e Pontal do Paraná receberão a atividade. “O mutirão ocorrerá em Matinhos e atenderá pacientes das duas cidades. Em novembro, será a vez de Guaratuba receber o mutirão”, adiantou. Entre o final de novembro e início de dezembro, Paranaguá receberá a ação.
CADASTRO
As pessoas que têm vista embaralhada, principalmente aquelas acima de 60 anos de idade devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade para realizar o cadastro. “É preciso apresentar apenas a Carteira de Identidade e o Cartão SUS. Com esse cadastro, o paciente será avaliado e se houver necessidade fará a cirurgia na sequência”, informou.
Já existe um banco de dados com pessoas já cadastradas para o mutirão. Em Antonina até 11 de agosto já contava com 2.102 pessoas cadastradas. Em Matinhos eram 1.066 nessa data. Em Morretes 322 cadastrados e Guaratuba registrou até dia 11, 908 cadastrados e Pontal do Paraná, 234. Guaraqueçaba contou com 908 cadastros. Em Paranaguá, já estavam cadastrados até 11 de agosto, 1.250 pessoas. Guaraqueçaba já recebeu o mutirão e registrou o atendimento de 372 pessoas. Total até 11 de agosto, 5.882 pacientes cadastrados.
Além do próprio município de Guaraqueçaba, o Mutirão atendeu também cerca de 120 moradores em comunidades rurais da região e pacientes de 20 ilhas que permeiam o entorno da cidade. Todos os sete municípios do litoral participarão do Mutirão Paranaense de Cirurgias.
Foto: Venilton Küchler – AEN