O Brasil registrou ao menos 151 casos confirmados de Covid-19, a infecção causada pelo novo coronavírus. O número foi atualizado nesta sexta-feira (13) a partir de balanços divulgados pelas secretarias estaduais de Saúde e pelo Hospital Albert Einstein. A pandemia do novo coronavírus provocou a morte de 5.043 pessoas no mundo, a maioria na China continental, de acordo com um balanço da agência AFP elaborado com informações de fontes oficiais. A reportagem da Folha do Litoral News foi às ruas e perguntou à população sobre as medidas pessoais que estão sendo tomadas para se prevenir contra a doença. Confira:
Nossa preocupação maior é a dengue, mas o coronavírus tá assustando porque tá crescendo rápido. O meio mais eficaz de se prevenir é lavando as mãos com álcool em gel e evitando o contato próximo com desconhecidos.
Viviane Cristina de Oliveira, comerciante, moradora na vila Garcia
Um dos meios mais eficazes é não compartilhar objetos pessoais. Evitar fazer viagens para locais que tem incidência da doença, e também lugares com aglomerações de pessoas. Essas dicas são básicas e importantes e devem ser seguidas por todos.
José Roberto Souza Cavalcante, vila dos comerciários. Funcionário público estadual
Eu já estou me prevenindo, lavando as mãos e me alimentando bem para ficar com imunidade alta. Temos que evitar cumprimentar as pessoas e não pegar em corrimãos de escadas. É uma doença preocupante porque esta crescendo muito.
Mario Joel Romain, 32, operador de empilhadeira, morador no Jardim Araçá
Eu como cidadã estou me prevenindo contra o coronavírus. Pois trabalho em escola que é o local de grande concentração. Estou evitando ir e locais tumultuados, com muita gente. Tenho deixado os ambientes arejados e evitando contato pessoal.
Jurema Bernadete da Costa Porto, moradora no parque São João, funcionária pública