conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Doação de sangue tem queda de cerca de 30% no inverno

Doadores estão sendo chamados para mudar essa estatística

Publicado

em

O inverno inicia no dia 21 de junho e, com ele, tem início também a preocupação quanto à queda no número de doadores de sangue. Segundo dados do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), 175 mil bolsas de sangue foram coletadas em 2016 sendo que no verão foram 49,6 mil e no inverno 37,7 mil, uma diminuição de aproximadamente 30%.

A diretora da 1.ª Regional de Saúde, Ilda Nagafuti, salientou a importância de doadores procurarem o Hemonúcleo do litoral para que não faltem bolsas de sangue. “Nossa unidade faz o contato com as empresas chamando doadores fidelizados para cobrir essa deficiência. Em julho, com as férias, tende a aumentar o número de acidentes, o que acarreta a necessidade de manter um estoque regulador maior”, explicou. O Hemonúcleo do Litoral tem sede em Paranaguá, na Avenida Gabriel de Lara, ao lado da Secretaria Municipal de Saúde.

A queda de temperatura, o fato de o inverno ser uma época mais propícia a doenças respiratórias e também quando as pessoas menos saem de casa, entre outros quesitos acarretam a diminuição no número de doadores. “Em 2014, foi criada a campanha Junho Vermelho com a proposta de alertar para a importância de fazer a doação mesmo nesta época do ano. O Estado do Paraná também aderiu à campanha”, observou Ilda. “Essa conscientização ocorre em busca de doadores fidelizados, aqueles que sempre retornam para uma nova doação sem haver a necessidade de chamamento”, informou.

Ilda salientou a importância de se doar sangue. “Chamamos as pessoas para que venham doar sangue, tenham esse sentimento de solidariedade e amor ao próximo ajudando a salvar vidas. Se conseguirmos sempre contar com um estoque adequado de sangue, não haverá a necessidade de realizarmos chamamentos urgentes para pessoas que naquele momento estiverem necessitando com urgência da doação de sangue”, frisou. O Hemepar atende os sete municípios do litoral paranaense e precisa contar com um estoque de aproximadamente 400 bolsas de sangue ao mês. Esse número pode ser alterado, dependendo da época do ano ou questões atípicas. “É preciso entender a importância em ser um doador de sangue e quantas vidas ele pode ajudar a salvar através desse ato de amor”, enfatizou.

 

DOADORES

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e apresentar documento original com foto recente.

 


Hemonúcleo do Litoral tem sede em Paranaguá, na Avenida Gabriel de Lara, ao lado da Secretaria Municipal de Saúde

 

Também é preciso estar atento ao intervalo entre doações. Mulheres devem esperar 90 dias entre um procedimento e outro e os homens devem aguardar 60 dias.

 

 

Foto de capa: AEN

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress