conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Coronavírus: Médico explica quando procurar atendimento

Limpar as mãos corretamente é a principal forma de evitar a doença

Publicado

em

O último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na sexta-feira, 13, indicou que o Paraná manteve o número de casos de Coronavírus do dia anterior, seis confirmados, sendo cinco em Curitiba e um em Cianorte. O médico Jhonatan Aredes, que atua em Paranaguá, orientou a população sobre quando procurar atendimento médico caso as pessoas apresentem sintomas da doença.

Segundo ele, o momento é de atenção com as crianças e idosos, por serem de faixas etárias extremas, além de ser importante insistir na higiene pessoal para evitar a contaminação. O Estado tem 34 casos descartados e 72 suspeitos.

Quando procurar ajuda médica?

Como os sintomas se assemelham muito com os de gripes e resfriados comuns, como febre, tosse, cansaço, dor de garganta, congestão nasal e coriza; surge a dúvida de quando suspeitar de Coronavírus. “Pessoas com febre (maior que 37,8ºC), tosse e dificuldade para respirar, e aqueles que tiverem viajado ou tido contato com pessoas vindas de países com transmissão local devem procurar atendimento médico”, destacou Aredes.

Na época da epidemia de dengue, alguns medicamentos foram proibidos para que os casos não se agravassem. No entanto, de acordo com o médico, ainda não há restrições como essa quanto ao Coronavírus.

“A princípio, não existem medicamentos que possam piorar os sintomas do covid-19. O tratamento continua sendo à base de antitérmicos e analgésicos, além de hidratação”, orientou Aredes.

Segundo o médico, medicamentos como vitamina C e acetilcisteína não podem evitar a doença. “Eles não previnem a infecção. A única maneira de prevenção são os hábitos de higiene, como lavar as mãos, usar álcool gel, cobrir o rosto para tossir, não ter contato próximo com doentes, limpar e desinfetar objetos antes de usar, evitar locais com aglomerações etc.”, destacou Aredes.

Álcool 70%

Além de lavar as mãos com água e sabão frequentemente, o álcool em gel passa a ser disponibilizado em empresas e escolas para evitar a contaminação. No entanto, segundo o médico, nem todos os tipos são eficazes, como o produto utilizado normalmente na limpeza.

“Esses também funcionam em menor grau. Mas não são indicados pela composição. A solução alcoólica ideal é aquela com concentração de 70% p/p (70ºINPM) ou 77% v/v (77ºGL) onde 'p' é o peso e 'v', o volume. Nessa concentração, o álcool não desidrata a parede celular do micro-organismo, podendo penetrar no seu interior, onde irá desnaturar proteínas, fato que não ocorre quando se utiliza o álcool acima ou abaixo da concentração ideal.Para efeitos de higiene e prevenção o 70% é o indicado”, explicou Aredes.

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress