conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Campanha de vacinação contra a gripe termina hoje

Em Paranaguá, até a quarta-feira, 20.491 pessoas tinham se vacinado

Publicado

em

A Campanha de Vacinação contra a Gripe será encerrada hoje. Iniciada em 17 de abril, a população que pertence ao público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde pode se vacinar em qualquer uma das 19 unidades de saúde de Paranaguá e também na sede da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção, na Avenida Gabriel de Lara.

O secretário municipal de Saúde, Paulo Henrique de Oliveira, ressaltou que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário e ainda não se vacinaram devem fazê-lo hoje. “O total da população que deve se vacinar é de 27.733 pessoas. Lamentavelmente temos uma das menores adesões no grupo das crianças com 31,49% até quarta-feira, 24. É importante que os pais ou responsáveis levem seus filhos com idade entre seis meses a menores de cinco anos para se proteger da gripe”, salientou. “Fazemos aqui o apelo para que a população se dirija a uma unidade de saúde para tomar a vacina. Há um esforço concentrado da Saúde Pública, Ministério da Saúde, Governo do Estado em dispor as vacinas e a Secretaria Municipal de Saúde que dispõe todo o efetivo para que as vacinas sejam aplicadas nas unidades de saúde e em ações como o Dia D da campanha. Ou seja, é um benefício a todos e pedimos que a população aproveite essa oportunidade gratuita e tome a vacina”, enfatizou.

 

PÚBLICO-ALVO

Integram o público-alvo da campanha, pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional e pessoas com comorbidades.

Claudionor Correa, morador na Ilha dos Valadares, levou o filho, Ícaro Gabriel, de 9 anos, para tomar a vacina. “Como ele tem bronquite trouxe a declaração do médico para que ele recebesse a dose das vacina. Acho importante para prevenção. A carteira de vacinação do meu filho está toda em dia”, destacou.

 

NÚMEROS

Conforme dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, até quarta-feira, 24, o grupo prioritário mais vacinado foi o de idosos, com um total de 9.019 doses, alcançando 70,87% do grupo que deve receber a vacina. Em segundo lugar estão pacientes com comorbidades, com um total de 4.235 doses aplicadas. Foram 3.301 em crianças, de zero a 5 anos, 774 em gestantes, 1.717 em trabalhadores de saúde, 163 em puérperas (mulheres que deram a luz há 45 dias), 11 em indígenas, 120 em presos e 38 em funcionários do sistema prisional. Foram 1.113 professores do ensino básico e superior imunizados até dia 24. Até quarta-feira, foram aplicadas 20.491 doses da vacina chegando a um total de 74,96% do público que deve se vacinar.

Publicidade


Em alta