A Unidade de Saúde Balduína de Andrade Lobo, conhecida como Baduca, terá seus serviços, aos poucos, desativados temporariamente para passar por reforma. Alguns serviços já foram retirados do prédio, como é o caso da farmácia, que há aproximadamente dois meses passou a funcionar no prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O secretário municipal de Saúde, Paulo Henrique de Oliveira, explicou que a transferência dos serviços para outros locais será de forma gradativa. “A unidade precisa receber reparos e, por isso, iremos fazer algumas reformas no local. Para tanto há a necessidade de transferir os serviços que hoje ocorrem na Baduca. Mas a população pode ficar tranquila, pois avisaremos antes de cada mudança”, afirmou o secretário.
SERVIÇOS
A farmácia foi para o prédio da UPA e o próximo a ser mudado será o setor de fisioterapia. “Nos próximos dias mudaremos o atendimento de fisioterapia para o prédio do Centro de Diagnóstico João Paulo II”, informou. Após essa mudança, a seguinte, ainda sem data definida será o laboratório que também irá para o Centro de Diagnóstico João Paulo II. “Avisaremos a população quando essa mudança ocorrer. Após a transferência de todos os serviços, a Baduca passará por obras estruturais”, destacou.
SEGUNDO PASSO
O secretário adiantou que, após a reforma, o atendimento que hoje ocorre na UPA passará a ser feito temporariamente na Baduca. “Essa mudança ocorrerá para que o prédio que hoje abriga a UPA possa ser reformado. Após as obras estruturais chamaremos o Ministério da Saúde para credenciar a UPA como realmente UPA e retornar o pronto atendimento 24 horas. O prefeito Marcelo Roque está preocupado em melhor atender aos parnanguaras e essas mudanças, após finalizadas, serão de grande importância para o atendimento da população”, ressaltou. Após a reforma completa no prédio da UPA, segundo Oliveira, a Baduca poderá receber uma reforma maior e, no local, ser montado uma espécie de Centro de Especialidades. “Com isso, a Baduca se tornará um centro de especialidades com Raios-X, dentistas, fisioterapeutas, laboratórios, entre outros serviços”, destacou. O secretário frisou que atualmente a unidade Baduca ainda conta com alguns serviços no local como fisioterapia, laboratório (coleta) e dentista (adulto e infantil).
Após os serviços na Baduca, a UPA será reformada
FARMÁCIAS
Nos últimos meses ocorreu diminuição de farmácias em unidades de saúde em Paranaguá por recomendação do Conselho Regional de Farmácia por ausência de farmacêuticos. Atualmente seis unidades de saúde contam com farmácias, Gabriel de Lara, UPA, Serraria do Rocha, João Paulo II, Alexandra e Ilha dos Valadares. “Estaremos reabrindo em um prazo de 30 dias a farmácia na unidade de saúde na Vila Garcia, por determinação do prefeito Marcelo Roque”, adiantou Oliveira.