A Anedonia é um distúrbio emocional que faz com que a pessoa perca a capacidade de sentir prazer por qualquer atividade cotidiana. “A Anedonia é a perda da capacidade de sentir prazer com as atividades rotineiras, corriqueiras, aquilo que gerava prazer para a pessoa (trabalho, lazer,etc)”, destacou a psicóloga Carla Slongo.
Carla disse que o problema pode ocorrer em qualquer fase da vida. “A Anedonia pode acontecer em qualquer idade e também pode ser por conta de um evento vivido”, observou. “Não temos ainda um instrumento para quantificar o número de casos, mas em conversas com outros colegas profissionais da área, a demanda clínica tem demonstrado que muitos jovens entre 14 e 17 anos estão com a dificuldade de sentir prazer nas coisas que eles fazem. Por exemplo, se eles se interessam por uma série de TV, assistem à temporada inteira e já não conseguem assistir à próxima por não acharem mais tão interessante como antes. Eles iniciam uma atividade e não chegam até o final porque perdem o prazer por aquilo no meio do caminho”, exemplificou Carla, dizendo que coisas que comumente deixariam os jovens da década passada felizes, hoje não acontece com os adolescentes da atualidade.
ADOLESCENTES
As causas da Anedonia nos adolescentes ainda serão investigadas. “Pretendo escrever um artigo científico e fazer uma pesquisa em cima disso, o porquê de a Anedonia estar sendo tão corriqueira”, afirmou. “Esse problema se apresenta em jovens distintos. Observei jovens que têm excesso de estudo, pessoas realmente estudiosas que estão em instituições que cobram mais esse estudo e jovens que não querem estudar, que têm o comportamento oposto aos mais estudiosos. São dois polos e os dois apresentaram casos de Anedonia”, comentou.
A perda de prazer pode levar a um comportamento deprimido, o qual pode se desenvolver para uma depressão, podendo, inclusive, seguir para casos mais graves que partem da depressão.
TRATAMENTO
Para tratar a Anedonia, o primeiro passo é procurar um psicólogo. “O psicólogo que irá avaliar em qual grau está essa Anedonia para indicar um processo psicoterápico na terapia ou encaminhar para um psiquiatra que é o segundo passo a ser tomado caso necessário”, explicou. “O psicólogo que tem a condição de avaliar se isso é uma condição pontual, momentânea ou se já está instaurado. Se já estiver instaurado precisará de psicoterapia ou de um psiquiatra”, informou.
Psicóloga Carla Slongo alertou que a perda de prazer pode levar a um comportamento deprimido que pode seguir para casos mais graves que partem da depressão