conecte-se conosco

Cidadania

Rotary Rocio e Unespar iniciam projeto-piloto com crianças de Paranaguá

Palácio Mathias Böhn é sede da iniciativa que envolve alunos de seis a 10 anos

Publicado

em

Um projeto cultural e educativo foi iniciado na segunda-feira, 3, em Paranaguá, através de uma parceria entre o Rotary Club Paranaguá Rocio e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), com apoio de empresas privadas e da prefeitura de Paranaguá. Realizado no Palácio Mathias Böhn, na Rua da Praia, a iniciativa é voltada para crianças de seis a 10 anos. A aula inaugural do projeto-piloto já contou com a participação de alguns alunos da Rede Municipal de Ensino que, ao final da aula, aprovaram a novidade.

O associado e presidente eleito para a próxima gestão do Rotary Paranaguá Rocio, Ivan Lapolli Filho, disse que a ideia ainda está na fase experimental e o objetivo é contribuir com a cidade.

“O Rotary colabora com apoio material, estrutura, ideias e com o trabalho voluntário. O Rotary pensa que uma criança com desenvolvimento sadio e intelectual apurado vai fazer a diferença em Paranaguá no futuro. Fomos um dos precursores para unir forças e trazer para a cidade algo dessa natureza”, destacou Lapolli.

O professor da Unespar, campus Paranaguá, Airton Filho, explicou que o Palácio Mathias Bohn era pouco utilizado e, por isso, foi escolhido para abrigar a novidade. “Fizemos o projeto, aguardamos por sete meses para ficar pronto e, enfim, conseguimos concretizar. Temos estagiárias do curso de Pedagogia para nos ajudar e a ideia é fazer do Palácio um centro cultural, mas depende de recursos”, contou Airton.

Segundo o professor, o conteúdo das aulas é baseado em valores e na construção do caráter, sem fundos ideológicos ou religiosos.

“Temos questão de manter essa neutralidade, até para que a criança siga o caminho que ela quiser. Queremos trabalhar com livros didáticos e filmes sobre honestidade, confiabilidade, amizade, perdão, entre outros”, frisou Airton.

As atividades são totalmente gratuitas. “As crianças terão lanche, contaremos com o apoio da Guarda Civil Municipal para dar palestras sobre diversos temas e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente também esteve presente neste primeiro dia para propor uma reflexão. Queremos também acrescentar aulas de dança, de xadrez etc. Trata-se de um projeto sério e eu solicito às empresas que tenham interesse em conhecer para constatar nossa transparênciae nos ajudar de alguma forma”, destacou o professor.

O associado do Rotary Paranaguá Rocio, Ivan Lapolli Filho, e o professor da Unespar, Airton Filho, contaram como vai funcionar a iniciativa

A colaboração das empresas, de acordo com ele, pode ser, por exemplo, através de doação de instrumentos musicais, disponibilização de um professor de música entre outros.

“O Rotary traz uma seriedade ainda maior neste contexto da parceria. Convidamos os pais de alunos e os empresários da cidade para conhecer”, ressaltou o professor Airton.

SERVIÇO

As atividades acontecem no Palácio Mathias Böhn, localizado em frente ao ponto de embarque para a Ilha do Mel, todas as segundas e quintas-feiras, das 14h às 17h, para crianças de seis a 10 anos. Os pais interessados podem procurar a equipe diretamente no Palácio nos dias e horário indicados.

Continuar lendo
Publicidade










plugins premium WordPress