conecte-se conosco

Cidadania

Receita Federal doa 920 mechas de cabelo ao Instituto Peito Aberto

Doação foi oficialmente assinada pela diretora do Instituto, Fabiana Parro, e pelo auditor-fiscal e delegado da Receita Federal em Paranaguá, Gerson Zanetti Faucz

Publicado

em

A Receita Federal em Paranaguá doou ao Instituto Peito Aberto, na tarde de sexta-feira, 7, em uma rápida cerimônia na Alfândega, 920 mechas de cabelo. O material foi apreendido em Foz do Iguaçu e destinado ao depósito em Paranaguá. O Instituto, que ampara mulheres em tratamento de câncer, já doou 150 perucas desde o início do projeto de fabricação e agora, com a doação da Receita, as voluntárias terão matéria-prima para produção de outras 500, alcançando ainda mais mulheres.
O auditor-fiscal e delegado da Receita Federal em Paranaguá, Gerson Zanetti Faucz, contou que desde que recebeu a mercadoria já teve a ideia de fazer uma doação para uma causa social. “A Receita Federal se preocupa bastante em ajudar a comunidade local. Trata-se de cabelos humanos que foram apreendidos na região da fronteira com o Paraguai. Tínhamos conhecimento do trabalho que o Instituto Peito Aberto tem feito no apoio a mulheres com câncer, perguntamos se havia o interesse e viabilizamos essa destinação. Estamos muito contentes com o resultado final”, explicou Faucz.
Segundo o delegado, esse tipo de apreensão geralmente é realizado na fronteira com o Paraguai. “Muitas vezes, o depósito deles está muito cheio e eles mandam uma parte do que eles têm apreendido para a gente destinar aqui. Foi o caso da Feira da Partilha que fizemos no início do ano, quando vieram duas carretas de Foz e fizemos a feira com doação para 13 instituições e as mechas de cabelo estavam no meio”, esclareceu Faucz.

“Tínhamos conhecimento do trabalho que o Instituto Peito Aberto tem feito no apoio a mulheres com câncer”, disse o auditor-fiscal e delegado da Receita Federal em Paranaguá, Gerson Zanetti Faucz

CREDIBILIDADE 

Algumas voluntárias que trabalham na confecção das perucas estiveram presentes ao ato, assim como a diretora do Instituto Peito Aberto, Fabiana Parro, que agradeceu em nome de todas a doação e destacou a credibilidade alcançada. “Os cabelos são transformados nas mãos de cada uma das nossas voluntárias. Para nós, é muito gratificante, pois eu sei que existem muitas instituições que fazem este trabalho, estamos há cinco anos nesta ação, é recente, mas tudo está sendo reconhecido. Ficamos muito felizes pela qualidade dos cabelos, nunca recebemos mechas tão longas, portanto a qualidade das perucas também será melhor”, disse Fabiana.
Apesar do foco no atendimento a mulheres com câncer de mama, o Instituto doa as perucas a mulheres que passam por qualquer tipo da doença. “Qualquer mulher que esteja passando por esse problema pode entrar em contato conosco e escolher a peruca, que é doada. Nós já confeccionamos perucas também para mulheres que não são pacientes, mas que tinham alguma alergia ou por algum outro motivo precisavam da peruca por um período. Quando não é paciente, cobramos uma taxa que é revertida em ajuda para a própria oficina de peruca para compra de material. Agradeço à Receita, pois as mechas serão muito bem aproveitadas”, destacou Fabiana.


A voluntária e coordenadora do projeto Oficina de Perucas, Alessandra do Rocio Veiga, espera que devido à quantidade e qualidade das mechas, será possível confeccionar cerca de 500 perucas. “Como o cabelo já está limpo e selecionado, ele será diretamente costurado na máquina e as voluntárias, na oficina, colocam a mão na massa para deixar tudo pronto. Teremos muito trabalho pela frente. É um presente maravilhoso que o Instituto recebeu”, explicou Alessandra.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress