conecte-se conosco

Cidadania

Prazo para regularizar título de eleitor termina no dia 9 de maio

TRE de Paranaguá terá horário diferenciado nesta semana para atender os eleitores

Publicado

em

Os eleitores só estarão aptos a votar nas eleições de outubro se estiverem com o título regularizado perante a Justiça Eleitoral. O prazo final é quarta-feira, 9. No entanto, nem todos precisam procurar pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) neste prazo, somente aqueles que tiverem alguma pendência ou queiram fazer alguma alteração no nome, no endereço ou local de votação.

Na terça e quarta-feira, dias 8 e 9, o TRE de Paranaguá estará aberto em horário diferenciado, das 9h às 19h. 

Quem não fez a revisão biométrica deve comparecer ao TRE

 

O chefe de cartório da 5.ª Zona Eleitoral do município, Sérgio Paulo Kawka, contou que o movimento está normal nesta semana, com o fluxo de cerca de 60 pessoas atendidas ao dia. “Há uma grande expectativa para esses dias de maio na quantidade de eleitores a serem atendidos por ser o fim do prazo”, disse Kawka.

A maior demanda das últimas semanas é de pessoas que não compareceram para a revisão biométrica em 2015. “Neste caso, é preciso pagar uma pequena multa para regularizar o título e participar das próximas eleições”, afirmou.

Segundo o chefe de cartório, algumas pessoas estão confundindo este prazo de regularização do título com a revisão biométrica. “A biometria foi um caso à parte, quando tivemos que registrar todo o eleitorado de Paranaguá. Agora, os eleitores que já fizeram a revisão biométrica e estão com os dados atualizados não precisam retornar ao TRE. Somente de 2015 a 2018 houve alguma alteração nos dados cadastrais como a mudança para o nome de casada, ou quer alterar o local de votação ou fazer outra alteração”, esclareceu Kawka.

QUEM DEVE PROCURAR O TRE

Precisa comparecer ao TRE, eleitores que deixaram de votar ou justificar a ausência às urnas em três ou mais turnos seguidos; pessoas que querem obter a primeira via do título de eleitor (quem completa 18 anos em 2018 precisa realizar o alistamento eleitoral, quem completa 16 anos até 7 de outubro, data do 1.º turno, já pode solicitar o título).

Também podem comparecer até o dia 9 de maio ao TRE aqueles que querem transferir o local de votação para o município onde residem no momento.

Eleitores com mobilidade reduzida que desejam comunicar a Justiça Eleitoral sua condição para que votem em seção com acessibilidade, precisam comparecer ao cartório. O prazo também vale para os eleitores que querem registrar o título no nome social, no qual se identificam.

E-TÍTULO

O e-Título é um aplicativo da Justiça Eleitoral para facilitar a vida do eleitor. Para quem estiver em dúvida se há alguma pendência com o seu título de eleitor, pode baixar o aplicativo no smartphone e verificar a atual situação. Caso aponte que a situação do eleitor não é regular, é necessário que ele compareça ao cartório até o dia 9 de maio.

Quem perdeu o título de eleitor não precisa comparecer ao cartório eleitoral até o dia 9 de maio para solicitar a segunda via.

Basta baixar o aplicativo, inserir o nome do eleitor, o nome da mãe, a data de nascimento e o número do título de eleitor. Caso não saiba o número do título, podem acessar o site do TRE-PR, www.tre-pr.jus.br, em “Eleitor e Eleições” e, em seguida, “Título e Local de Votação”. Segundo a Justiça Eleitoral, o e-Título só dispensa a apresentação de documento oficial com foto no momento da votação caso o eleitor já tenha realizado o recadastramento biométrico.

O cartório eleitoral em Paranaguá está localizado na Rua Odilon Mader, 994, no bairro Alvorada.

 

Publicidade


Em alta